Na busca por promover a assistência religiosa prevista na Lei de Execução Penal, a Superintendência dos Sistemas Penitenciário e Prisional, por meio da Gerência de Assistência Educacional e Saúde ao Preso e Egresso, tem realizado diversas ações voltadas ao bem-estar espiritual dos custodiados em todas as unidades penais do Estado. Uma dessas ações foi o mutirão de confissão realizado nesta sexta-feira, 18, na Unidade Penal Regional de Palmas (UPRP) que teve como objetivo preparar os custodiados para participarem da missa de semana santa, agendada para o dia 25 de março.
Contando com a presença de quatro padres, a assistência religiosa proporcionou um momento de reflexão e confissão para 32 Pessoas Privadas de Liberdade (PPL’s) e 8 servidores. Essa iniciativa faz parte de uma série de atividades desenvolvidas pela gerência, que incluem reuniões estratégicas e parcerias com instituições religiosas. Entre as ações recentes, destacam-se a reunião online com a Secretaria Nacional de Políticas Penais para discutir a regulamentação da assistência religiosa.
Ações em prol da fé
No dia 29 de fevereiro, foi realizada uma ampla assistência religiosa em toda a (UPRP), com atendimento individualizado durante o banho de sol. Essa atividade, conduzida por missionários de Brasília, proporcionou momentos de reflexão, ministração da palavra e testemunhos, alcançando 432 PPLs. Além disso, a Gerência tem buscado alinhamento com líderes religiosos locais, como o Bispo Dom Pedro, em preparação para eventos religiosos importantes, como a missa de semana santa.
Estas ações demonstram o compromisso em proporcionar a reinserção social, mas também cuidar da saúde espiritual e emocional durante o cumprimento da pena, como ressalta a gerente de Assistência Educacional e Saúde ao Preso e Egresso, Sandra Veloso, “Trata-se do fortalecimento da fé da pessoa, da esperança. Para que possam dar continuidade na vida com um olhar de esperança, através da fé que ela professa”, disse.