Saúde Tocantins
Governo do Tocantins realiza programação especial para celebrar o Dia Internacional da Síndrome de Down
Principal objetivo da ação é conscientizar a sociedade sobre a necessidade de direitos igualitários, inclusão e bem-estar
21/03/2024 15h10
Por: Alessandro Ferreira Fonte: Secom Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), realizou nesta quinta-feira, 21, no Centro Especializado em Reabilitação (CER-III), em Palmas, uma programação especial para celebrar o Dia Internacional da Síndrome de Down. As crianças e as famílias assistidas pela Rede de Cuidado à Pessoa com Deficiência receberam um delicioso café da manhã, além de presentes dos colaboradores do CER.

“Nascer com síndrome de Down não impede uma vida cheia de realizações. A conscientização das famílias e da sociedade sobre essa condição genética é o primeiro passo para que as pessoas tenham acesso aos recursos e suporte necessários para o seu desenvolvimento”, destacou a superintendente da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, Rosa Helena Ambrosio de Carvalho.

O principal objetivo da celebração, que ocorre anualmente no dia 21 de março, é conscientizar a sociedade sobre a necessidade de direitos igualitários, inclusão e bem-estar das pessoas com síndrome de Down, em todas as esferas sociais.

Continua após a publicidade

Jaida Pereira da Fonseca Milhomem, que é mãe da pequena Milena, de um ano e dez meses, falou sobre os desafios sociais e a importância do acompanhamento realizado no Centro Especializado. “Nossas maiores dificuldades são, exatamente, o desconhecimento e o olhar preconceituoso das pessoas, nossos filhos não são incapazes, eles são iguais às demais crianças. A única diferença é que eles precisam de um acompanhamento para desenvolver todas as suas habilidades e encontramos isso aqui no CER. A minha filha é acompanhada desde os dois meses de vida e só tenho a agradecer, pois os profissionais são muito competentes e o trabalho realizado aqui vai além do profissional, somos acolhidas e nossos filhos amados, isso não tem preço”, enfatizou.

Rede de cuidados

Continua após a publicidade

As pessoas com síndrome de Down no Tocantins recebem acompanhamento na rede estadual do Sistema Único de Saúde (SUS), nos Serviços e Centros Especializados em Reabilitação (SCERs), localizados em Palmas, Araguaína, Colinas e Porto Nacional. Nesses locais, há equipes multiprofissionais com pediatras, neurologistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais e educadores físicos.

Acesso ao SUS

A porta de entrada no SUS é sempre a unidade básica de saúde de referência das famílias e o Tocantins possui 412 espalhadas nos 139 municípios. As pessoas com deficiência têm o direito à atenção integral à saúde e podem procurar os serviços por meio do SUS, quando necessitarem de orientações ou cuidados, incluindo os serviços básicos de saúde como imunização, assistência médica ou odontológica, e serviços de atenção especializada, como reabilitação e atenção hospitalar.

Continua após a publicidade