Geral MINISTÉRIO PÚBLICO
MPTO recebe conselheiros tutelares de oito municípios da região central do Estado
Ministério Público do Tocantins (MPTO) realizou reunião, no último dia 15
21/03/2024 15h10
Por: Alessandro Ferreira Fonte: Shara Alves de Oliveira/ Ascom MPTO
Divulgação

Com a finalidade de conhecer as necessidades dos Conselhos Tutelares de oito municípios da região central do Estado, o Ministério Público do Tocantins (MPTO) realizou reunião, no último dia 15, na sede das Promotorias de Justiça de Porto Nacional, com os conselheiros tutelares. 

A iniciativa é do promotor de Justiça Luiz Antônio Francisco Pinto, membro em substituição na 4ª Promotoria de Justiça de Porto Nacional.

Durante o encontro, foi relatado ao promotor de Justiça que os órgãos pertencentes à Rede de Proteção têm apresentado resistência em atender às requisições dos conselheiros tutelares relativas à garantia de direitos de crianças e adolescentes. 

Continua após a publicidade

O promotor de Justiça disse que expedirá recomendação para os órgãos da Rede acerca da obrigatoriedade de atender às requisições expedidas pelo Conselho Tutelar.

Capacitação

Continua após a publicidade

Os conselheiros tutelares também solicitaram a intervenção do MPTO para que sejam realizadas capacitações. 

O promotor de Justiça afirmou que irá requerer ao Governo do Tocantins a realização de curso sobre o Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (Sipia) e solicitará ao Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedeca) Glória de Ivone a disponibilização de mais vagas no Curso de Formação sobre as Atribuições do Conselho Tutelar.

Além disso, irá oficiar o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) sobre a necessidade de cadastrar os conselheiros tutelares no sistema e-Proc e de promover capacitação para sua utilização.

Continua após a publicidade

Municípios participantes

Participaram da reunião conselheiros tutelares dos municípios de Porto Nacional, Brejinho de Nazaré, Monte do Carmo, Fátima, Oliveira de Fátima, Santa Rita do Tocantins, Silvanópolis e Ipueiras.