O projeto vencedor da Feira de Empreendedorismo, Ciência, Inovação e Tecnologia (Fecit /2023), intitulado 'Efeitos positivos do uso de subprodutos do barú e do jatobá como alternativa de alimentação', do Centro de Ensino Médio Tiradentes, em Palmas, se classificou na categoria Destaque Unidades da Federação e recebeu uma menção honrosa durante a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), realizada em março de 2024 na Universidade de São Paulo (USP). Com a classificação, a escola tocantinense também terá a oportunidade de participar da Feira Brasileira de Iniciação Científica (Febic), a ser realizada na cidade de Pomerode (SC). A etapa virtual classificatória para a feira catarinense acontece de 24 a 29 de junho e a etapa presencial de finalistas de 16 a 20 de setembro.
O projeto finalista na categoria 'Ensino Médio Regular' da Fecit 2023 foi apresentado por alunos do CEM Tiradentes e destacou como o baru (Dipteryx alata) e o jatobá (Hymenaea sp), espécies nativas do Cerrado brasileiro, são utilizadas na alimentação de comunidades tradicionais e apresentam efeitos positivos na saúde de quem os consome.
Submissão
A classificação foi possível após a Secretaria Municipal da Educação de Palmas (Semed) cadastrar a Fecit para pleitear a participação na Febrace. Foram disponibilizadas duas vagas para submissão de projetos vencedores da Fecit, após seleção entre os 500 projetos semifinalistas da feira nacional. Dos dois projetos palmenses, os 'Efeitos positivos do uso de subprodutos do barú e do jatobá como alternativa de alimentação' representará o estado na feira de iniciação científica em Santa Catarina.
Febic
A Febic é um espaço para estudantes apresentarem ideias criativas e inovadores na forma de projetos científicos. Um ambiente de integração e troca de experiências entre estudantes e professores e também uma ferramenta de promoção da cultura científica, da experimentação, da inovação e do uso de novas tecnologias.
A feira de iniciação científica catarinense está em sua nona edição, e tem como objetivo incentivar as habilidades do aluno, do professor e da escola no campo da pesquisa, além de instigar o desenvolvimento da curiosidade científica, em suas dimensões histórica, social e cultural. A feira se propõe a socializar e integrar os diversos conhecimentos e habilidades buscadas nos objetivos pedagógicos e na transversalidade didática.
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