Carlos Humberto Lima e Eduardo Bovolato; gestores trataram sobre a aliança que pretende desenvolver um ecossistema de inovação em Palmas – Foto: Vinícius e Venâncio / Governo do Tocantins
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), foi convidado para integrar o Pacto Pela Inovação de Palmas. A iniciativa formulada pela Agência de Inovação (InovaTO) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) tem como objetivo fomentar, articular e multiplicar ações para fortalecer o ecossistema de inovação da cidade, consolidando uma cultura de inovação e empreendedorismo que torne a economia local mais competitiva, inovadora e sustentável, com impacto no desenvolvimento regional e estadual.
O reitor da UFT, Eduardo Bovolato, e o diretor de ambientes de inovação e empreendedorismo da InovaTO estiveram na sede da Sics nesta segunda-feira, 25, para convidar o secretário da pasta, Carlos Humberto Lima. Eles apresentaram a proposta que visa reunir diversos atores públicos e privados para fortalecer o ecossistema de inovação na capital. "Nós entendemos que todos realizam muitas ações, porém, muitas vezes, o que é feito não é compartilhado e conhecido entre esses diferentes atores. Portanto, o pacto busca promover uma maior integração e sinergia entre eles, de modo que possamos catalisar nossas ações com o objetivo de colaborar com o desenvolvimento do Estado do Tocantins", explicou o reitor.
De acordo com a InovaTO, o pacto será formado por atores que pretendem ser protagonistas no fomento à inovação e ao empreendedorismo, contribuindo para o desenvolvimento local. Nesse contexto, estão incluídos agentes públicos, empresariais, de conhecimento de habitats de inovação, institucionais, de fomento e sociedade civil.
Bovolato avalia que a Sics é um dos principais atores nesse processo porque "é a porta de entrada do investidor, dos empresários. A Sics faz essa ponte com o setor produtivo, então, é uma parceira estratégica para o sucesso do Pacto pela Inovação".
O secretário Carlos Humberto Lima assegurou a participação do Governo do Tocantins como ator ativo da pactuação. "Quando construímos o Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços do Tocantins, incluímos um eixo estratégico de inovação e tecnologia com a preocupação de promover esse ecossistema de inovação e de governança de gestão. Sob essa égide, é imperativo que o Governo do Tocantins faça parte desse pacto, pois é uma orientação direta do governador Wanderlei Barbosa", afirmou.
A data para assinatura do pacto ainda será definida.