Na primeira reunião ordinária do ano, os membros do Conselho Municipal de Turismo de Palmas (Comtur) debateram sobre pautas de interesse da entidade, bem como a aprovação e posse do novo secretário-executivo do conselho, Marcos Miranda. A reunião foi realizada na sexta-feira, 22, com a participação da maioria dos representantes do conselho, que é composto por membros da Prefeitura de Palmas e entidades do segmento de turismo.
Conduzindo o encontro, o secretário-executivo da Agtur, Marcos Miranda iniciou com a apresentação do calendário de reuniões do Comtur 2024, recebendo algumas sugestões para que não coincida com eventos importantes do setor do turismo, como o Fórum Estadual de Turismo (Foestur) e das feiras da Associação Brasileira de Viagens (Abav), entre outras, a proposta então foi aprovada por unanimidade.
O secretário-executivo do Comtur, Marcos Miranda, lembrou que as datas marcadas com antecedência permitem maior participação dos membros nos encontros. “É claro se houver necessidade de outras demandas, há a possibilidade de realizarmos encontros extraordinários”, esclareceu o secretário.
Outro detalhe importante colocado pelo secretário foi à composição do conselho, e a validade do mandato, que será de 2024-2025. “É no Comtur que vamos direcionar as políticas públicas do turismo municipal, e cada um de vocês tem grande responsabilidade para com o turismo da nossa cidade, pois vai mudar a gestão municipal.
Também foi sugerido uma repaginada na logo, que será produzida pela Secretaria Municipal de Comunicação (Secom). Assim como novas comissões, sendo elas comissões específicas para pauta específica, com: turismo náutico, serras, lago, dentre outros.
O vice-presidente, Marcelo Perim, faz parte da Associação Brasileira das Agências de Viagem (Abav/TO), e em sua fala ressaltou a disposição das parceiras com a entidade. “Quero agradecer a confiança de todos e dizer que temos muito trabalho pela frente. Vamos caminhar juntos visando o desenvolvimento de todos os setores da cidade”.
Ao final do encontro foi definida uma proposta de um grupo de trabalho para analisar melhor as proposições do Regimento Interno e entrada de novos membros. Esta comissão será constituída por quatro membros do conselho, e uma reunião extraordinária será convocada para as deliberações das definições.
Membros da Comissão
Comtur
O Comtur é um colegiado de entidades representativas da comunidade e do setor público, e tem como responsabilidade assessorar na definição e implementação das políticas municipais de turismo. Com os objetivos de incentivar ações pertinentes ao desenvolvimento do setor, além de estudar e propor à administração municipal medidas de difusão e amparo, em colaboração com órgãos e entidades oficiais. O colegiado também pode sugerir a administração municipal em ações relacionadas ao desenvolvimento e à preservação dos pontos turísticos.
Mín. 22° Máx. 35°