A Secretaria Municipal da Educação de Palmas (Semed) iniciou nesta segunda-feira, 25, um ciclo de formação para os técnicos supervisores pedagógicos da educação infantil e ensino fundamental da rede municipal. O tema desta terça, 26, foi amostragem dos dados coletados pelo Sistema de Avaliação Educacional de Palmas (Saep), ministrada pelo técnico da educação especial Guilherme Mota e participação do chefe da Divisão de Matemática, Marcos Ivon Silva, com orientações sobre o atendimento educacional especializado das unidades escolares.
O terceiro dia de formação, a ser realizado na quarta-feira, 27, terá como temática o Sistema Integrado para Gestão Educacional (Sige), com palestra realizada pelo diretor de Informação e Tecnologia da Educação, Joneidson Marinho Lustosa. A Educação Especial e Inclusiva, que é um dos temas mais buscados pelos profissionais da rede, também foi tópico para o segundo tempo de formação.
O instrutor da formação Guilherme Mota utilizou cartilha da Educação Inclusiva, elaborada pela Semed para disseminar conhecimento a respeito da inclusão e educação especial no Município. Além de contemplar sobre o cenário atual da rede, “hoje tiramos dúvidas principalmente a respeito do outro público que está emergindo cada vez mais no cenário das nossas unidades e que também tem direito a inclusão, que são dos transtornos funcionais como: Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Transtorno Opositor Desafiador (TOD), Transtorno do Processamento Auditivo Central (TPAC), Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem (TDL) e outros. Esse é um público que não está inserido na educação especial, tem uma legislação própria e orientações pedagógicas específicas para sua inclusão”, declara.
De acordo com a gerente de avaliação da Educação de Palmas, Nayjla Lane Ramos, o Saep é um sistema que proporciona um olhar ampliado, não só para as potencialidades, mas também para as fragilidades dos estudantes. “Ele alcança o potencial cognitivo, emocional e social dos educandos, gera subsídios até mesmo para o trabalho da Orientação Educacional das unidades de ensino que, com uma avaliação minuciosa e individual, podem construir ações que contribuam de forma efetiva para o desenvolvimento de cada estudante, gerando condições para seu crescimento. Nosso papel enquanto Semed é levar esse olhar ampliado para as equipes gestoras dentro das unidades”, afirma a gerente.
A técnica supervisora pedagógica da Semed, Rafaela Alvez da Silva, ressalta a importância de receber essas formações e os temas abordados, em particular, os que destacam a educação especial, em decorrência da grande demanda. “Para nós, que trabalhamos diretamente orientando e supervisionando as unidades escolares, é rotineiro recebermos perguntas e questionamentos sobre como proceder em situações bem específicas. Precisamos estar bem preparadas para atender a alta procura. Assim poderemos dar encaminhamento aos trabalhos, de forma mais assertiva e efetiva”, pontua.
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