O trabalho pedagógico dos agentes socioeducativos em prol dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa tem resultado em grandes conquistas, como o da Unidade de Semiliberdade Feminina de Palmas, onde uma adolescente de 15 anos conquistou o primeiro emprego por meio do Programa Jovem Trabalhador do Governo do Tocantins, em parceria com a Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi).
A jovem de 15 anos vai trabalhar na iniciativa privada e já passou pelos exames admissionais. Agradecida, a jovem deixou um bilhetinho para a chefa da Unidade, Suyane Silva, falando da ajuda e da emoção pela conquista.
Em resposta, a chefe diz “ficar feliz com a conquista da adolescente na sua primeira oportunidade profissional, pois é uma vitória para a Unidade e para a gestão que luta para proporcionar oportunidades aos adolescentes do Sistema Socioeducativo e condições para eles se desenvolverem e serem protagonistas de suas vidas”.
Inclusão social
A adolescente é mais uma dos jovens que conquistaram o primeiro emprego ainda em cumprimento de medida, o que pode refletir em uma menor reincidência. Nas palavras da Superintendente de Administração do Sistema de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente, Zeroildes Miranda, é “um grande e importante avanço alcançado em nosso Estado no enfrentamento à discriminação e estigmatização dos nossos jovens e uma importante janela de inclusão social”.