Polícia OPERAÇÃO POLICIAL
Polícia Federal deflagra operação contra grupo suspeito de falsificar documentos para sacar auxílio emergencial no Tocantins
Operação da Polícia Federal investiga associação criminosa dedicada à prática de diversos crimes relacionados à fraudes no recebimento do auxílio pago pela Caixa Ecônomica Federal.
04/04/2024 09h36 Atualizada há 7 meses
Por: Alessandro Ferreira Fonte: Brenda Santos, G1 Tocantins
Sede da Polícia Federal em Palmas — Foto: Divulgação/ PF

Cinco mandados de busca e apreensão foram cumpridos pela Polícia Federal em Palmas, nesta quinta-feira (4). A operação busca desarticular uma associação criminosa dedicada à prática de diversos crimes relacionados à fraudes no recebimento do auxílio emergencial, pagos por meio da Caixa Econômica Federal.

Outras pessoas também estão sendo investigadas por prática de falsificação de carteiras de identidade, e no uso desses documentos falsos na Caixa, com o objetivo de facilitar saques fraudulentos.

A investigação começou em 2023, com base na análise de material apreendido em inquérito policial instaurado mediante prisão em flagrante por fraudes ao auxílio.

Continua após a publicidade

Foram cumpridos cinco mandados de intimação expedidos pela 4ª Vara Federal da Seção Judiciária do Tocantins.

A operação foi batizada de Subitis Fictus, tradução em latim da expressão "emergência falsa", e faz referência à utilização de documentos falsos para obtenção fraudulenta do auxílio emergencial.

Continua após a publicidade

Os fatos em investigação indicam a prática dos crimes de associação criminosa, falsificação de documentos e estelionato majorado, previstos nos artigos 288, 297 e 171, §3º, do Código Penal, cujas penas podem chegar a 14 anos de prisão.