A segunda etapa macrorregional da 2ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (2ª Cegtes) foi realizada nessa quinta-feira, 4, em Araguaína, no norte do Estado. Na ocasião foram apresentadas propostas, experiências, melhores práticas e colaboração entre profissionais da saúde, gestores, conselheiros e outros interessados nas melhorias do sistema de trabalho e dos serviços no Sistema Único de Saúde (SUS), tocantinense.
O evento realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), Conselho Estadual de Saúde (SES-TO) e Secretaria Municipal de Saúde contou com mais de 200 participantes que se reuniram para discutir e apresentar propostas relacionadas à gestão de recursos, bem como estratégias para formação dos profissionais e a consequente melhoria da qualidade de saúde ofertada aos usuários do SUS.
“Em mais uma etapa macrorregional da Conferência de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde conseguimos atingir nosso objetivo, que era a participação em massa dos trabalhadores, dos gestores e da comunidade. Eu creio que nessas duas próximas etapas conseguiremos também atingir os objetivos em relação às propostas que levaremos para a etapa estadual e depois para nacional com vistas à melhoria do nosso sistema de saúde” destacou a superintendente de Gestão Profissional e Educação na Saúde/SES-TO, Leide Idaine Barros.
Segundo o presidente do CES-TO, Mário Benício, “nesta conferência estamos tirando propostas excelentes que irão melhorar o sistema de saúde para melhor atender os nossos usuários que estão lá na ponta. Após estas duas etapas que aconteceram, estamos com ótimas propostas que só irão beneficiar a população em geral e promover uma saúde com mais qualidade aos nossos usuários”.
O prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues avaliou que “a conferência vai permitir que os conselhos municipais de saúde possam tratar de novas ideias dentro do SUS, porque o SUS é fundamental para tudo. E a partir disso, que nós possamos ter novos incrementos de recursos para que possamos atender a população e a conferência dá essa oportunidade de ouvir, ser ouvido e levar para o Estado e depois para a União, lá em Brasília, ideias inovadoras que possam valorizar o profissional e ter mais recursos do SUS nas cidades”, destacou o gestor.
Segundo o Defensor Público, Sandro Ferreira Pinto, “esta conferência é um momento de discussão para apresentar ideias e propor soluções, o nome já traz a democracia na nomenclatura. Então, é um momento de encontro de ideias, tanto dos trabalhadores e trabalhadoras, quanto das instituições das quais elas fazem parte e de seus dirigentes, para que possam juntos encontrar caminhos e soluções para aprimorar as condições de trabalho e melhorar a prestação do serviço público de saúde”.
Propostas e delegados
Durante a realização da segunda etapa macrorregional da 2ª Cegtes foram eleitos 64 delegados que irão representar a região de Araguaína na etapa estadual, sendo, 32 usuários, 16 gestores e 16 trabalhadores, além da aprovação de 15 propostas que serão submetidas a apreciação na plenária estadual.
“As propostas que foram aprovadas são muito boas e pertinentes para que venha ter um desenvolvimento muito bom no SUS, que é de todos e também para o crescimento da nossa e região. Nesse contexto, ele vai abranger todos os movimentos e toda sociedade se beneficiará das propostas apresentadas e aprovadas”, destacou a usuária e eleita delegada, Ana Clara Alves.
Para a eleita delegada no segmento gestor, Marcyany Alves, “as propostas que serão levadas à etapa estadual apresentam transformação no sentido de valorizar o trabalhador quanto qualificar os processos de trabalho. Então, foi muito importante a oportunidade de avaliar o que temos de política de saúde em relação a serviços instituídos e identificar o que precisa ser implantado e o que precisa ser mudado”.
2ª Cegtes
A 2ª Cegtes visa colher informações e formular propostas durante as etapas macrorregionais e estadual com o objetivo propor diretrizes para formulação da Política Nacional de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (PNGTES).
Com o tema, ‘Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer', a conferência acontece em etapas macrorregionais nos dias 2, 4, 9 e 10 de abril, nas cidades de Augustinópolis, Araguaína, Natividade e Palmas, respectivamente, e finalizando com a etapa estadual nos dias 11 e 12 de junho de 2024, também em Palmas.
As informações colhidas nestas etapas basearão a preparação para a participação do Tocantins na 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (4ª CNGTES) que será realizada em Brasília, entre os dias 10 e 13 de dezembro de 2024.
Inscrições para as próximas etapas
Os interessados em participar das próximas etapas devem se inscrever através dos links disponibilizados para cada etapa: Natividade: 9 de abril de 2024https://forms.gle/uTaAyyHn4tJze6DJAe Palmas: 10 de abril de 2024https://forms.gle/3BygGTF1CMfGC63k7.