Cidades Palmas - TO
Fesp tem trabalhos apresentados na 4ª Mostra Tocantinense de Experiências Exitosas e Inovadoras no SUS
Evento teve como objetivo destacar e compartilhar práticas bem-sucedidas e inovadoras na área da saúde, promovendo o intercâmbio de conhecimento e ...
05/04/2024 17h21
Por: Alessandro Ferreira Fonte: Prefeitura de Palmas - TO

Três trabalhos desenvolvidos por pesquisadoras da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp) foram apresentados na tarde de quinta-feira, 4, no auditório do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde, em Palmas. O evento teve como objetivo destacar e compartilhar práticas bem-sucedidas e inovadoras na área da saúde, promovendo o intercâmbio de conhecimento e o aprimoramento das políticas públicas.

As apresentações orais foram avaliadas por uma banca avaliadora e os oito melhores trabalhos serão inscritos na 19ª Mostra Nacional "Brasil, Aqui Tem SUS", para representar o Tocantins em Porto Alegre (RS), no período de 30 de junho a 3 de julho de 2024.

O primeiro trabalho foi apresentado pela odontóloga e coordenadora do Programa de Educação Permanente Atenção Primária e Vigilância em Saúde (PEP-APVS) e da Divisão de Educação Permanente em Saúde da Fesp, Isnaya Almeida Brandão Lima. O objetivo foi descrever a interface entre os profissionais da gestão, ensino e serviço nos processos educacionais de qualificação da Atenção Primária à Saúde sobre o protocolo de pré-natal de Palmas. O público-alvo foram enfermeiros, médicos e odontólogos, totalizando 180 profissionais capacitados em protocolo de pré-natal.

Continua após a publicidade

A segunda apresentação abordou o tema "Potencialidade das Visitas Técnicas na Implantação do Programa de Incentivo à Atividade Física na APS" e foi explanado pela coordenadora técnica de Doenças e Agravos não Transmissíveis, Sanmya de Jesus Santana Figueredo Andrade. O objetivo do projeto foi sensibilizar as equipes de saúde quanto à importância da implantação do Programa Incentivo de Atividade Física (IAF) na Unidade de Saúde para a redução de morbidade por Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT), mediante a implementação de ações de atividade física para o alcance da meta proposta pelo Ministério da Saúde. O estudo destacou ainda que o tempo elevado em comportamento sedentário contribui para aumentar os riscos à saúde, e a inatividade física está relacionada ao aumento da incidência e prevalência de DCNTs.

Por fim, o relato de experiência intitulado "Projetos de Intervenção Aplicados ao SUS: Estratégia de Educação Permanente em Saúde", produzido pelas integrantes da equipe do Projeto Palmas para Todos da Fesp Karolyne Botelho Marques Silva e Daniele de Oliveira Alves Ponce Mafra, apresentou a experiência da coordenação do Projeto Palmas Para Todos em Educação Permanente em Saúde, por meio do desenvolvimento e implementação de Projetos de Intervenção aplicados ao SUS, nos campos territoriais em situação de vulnerabilidade, no âmbito de Palmas.

Continua após a publicidade

"O projeto desenvolve atividades assistenciais nos diferentes níveis de atenção da Rede de Atenção e Vigilância em Saúde no Município de Palmas, de acordo com as normas e políticas do SUS. Para isso, os pesquisadores precisam desenvolver durante o período de 12 meses e implementar projetos de intervenção a partir da reflexão crítica do contexto do trabalho em saúde e problemas identificados, visando sempre à melhoria do cuidado e da assistência prestada à população", explicou Karolyne durante sua apresentação.

Os trabalhos apresentados representam o compromisso da Fesp com a promoção da saúde e o desenvolvimento de práticas inovadoras e eficazes na área da saúde pública em Palmas.
 

 

Continua após a publicidade