“Sempre fui uma pessoa ativa em relação à atividade física, no entanto, a prática da musculação e a preocupação com a alimentação só teve início em meados de 2012, quando venci a obesidade. Sim, cheguei a pesar 135 kg quando tinha 18 anos”, esse é o relato do educador físico, Flávio Rodrigues, que decidiu mudar os hábitos, para garantir mais saúde ao longo da vida.
É essa busca por bons hábitos saudáveis que o Dia Mundial da Saúde, comemorado neste domingo, 7, busca trazer anualmente à população mundial e a Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Tocantins destaca importância do autocuidado.
Neste ano, o tema da data é ‘Minha saúde, meu direito’ e foca na defesa do direito de todas as pessoas, em todos os lugares, de terem acesso a serviços de saúde, educação e informação, bem como a água potável, ao ar puro, à alimentação saudável, entre outros.
Segundo a nutricionista da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), Izabela Soares Campos, pensar na saúde deve ser um cuidado importante e diário para a prevenção de doenças e equilíbrio da saúde física e mental. "Não devemos pensar em cuidar após a descoberta de uma doença, mas começar pelo dia a dia, bebendo água, comendo frutas, verduras, vegetais e sem excesso de álcool. É um cuidado equilibrado”.
A profissional acrescenta que a introdução de pequenas coisas já melhora e muito na saúde. "Ao acordar tome 300 ml de água em jejum, beba o café com menos açúcar, acrescente uma proteína na primeira refeição, coma vegetais crus no almoço e na janta e faça atividades físicas pelo menos quatro vezes na semana. Esses hábitos não tão mirabolantes são o início para uma vida mais saudável”.
Acesso gratuito
O Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo, abrangendo desde o simples atendimento para avaliação da pressão arterial, por meio da Atenção Primária, até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país.
No Tocantins, mais de 90% da população é SUS dependente e tem à sua disposição, 23 Serviços SAMU 192; sete unidades de Pronto Atendimento; quatro Serviços de Atenção Domiciliar; 17 hospitais de gestão estadual; 412 unidades básicas de Saúde; 582 equipes de saúde família; 29 hospitais municipais; uma Hemorrede; Serviços de Terapia Renal Substitutiva; dois centros e dois serviços especializados em Reabilitação; dois laboratórios de Saúde Pública; um Laboratório Entomológico; dois serviços de verificação de óbito; duas redes de frios e um Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais.