No dia 08 de abril, é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer, data criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para alertar a população sobre a doença, considerada a segunda causa de morte no Brasil e atinge cerca de 704 mil pessoas por ano, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Para o Tocantins, o Inca prevê uma média anual (2023 a 2025) de 1,2 mil casos.
Os números dos principais diagnósticos previstos para o Estado para o triênio são: 320 de câncer de mama feminina; 510 de próstata; 150 de cólon e reto; 150 de traqueia, brônquio e pulmão; 100 de estômago.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) oferece, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), nas Unidades de Assistência de Alta complexidade em Oncologia, no Hospital Geral de Palmas (HGP) e no Hospital Regional de Araguaína (HRA), tratamento contra câncer, por meio das Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacons) e em empresa terceirizada, na Capital. Os serviços são responsáveis por prestar atendimentos especializados nas áreas de Oncologia Clínica, Oncologia Pediátrica, Onco-Hematologia, Oncologia Cirúrgica, Ginecologia, Mastologia, Urologia, Dermatologia, Cardiologia, Clínica da Dor e Cuidados Paliativos.
São mais de 1,5 mil pessoas em tratamento nas duas unidades. Pacientes como Lúcia Silveira. “Eu descobri um câncer de mama após uma mamografia de rotina e graças a Deus, ainda era inicial e estou fazendo meu acompanhamento pelo Sistema Único de Saúde. Estou otimista e tenho certeza que logo estarei curada”, afirmou.
Segundo o médico oncologista Lucas Guglielmi, “o consumo de tabaco, álcool, uma dieta pouco saudável e a inatividade física são os principais fatores de risco para o câncer. O envelhecimento é outro fator, pois a incidência do câncer aumenta drasticamente com a idade, devido a uma acumulação de riscos para cânceres específicos. Além dos cuidados que citei acima, em caso de diagnóstico a detecção precoce e o tratamento adequado aumentam consideravelmente a chance de cura”.
Blitz
A Unacon/HRA realizou na segunda-feira, 8, em frente à unidade, uma blitz educativa, com distribuição de panfletos contendo explicação sobre os diversos tipos da doença. Marta Milena estava indo ao trabalho e parou para receber o panfleto. “Não entendo muito do assunto, então achei importante a ação, vou ler as informações repassadas”, afirmou.
O principal objetivo da panfletagem é orientar a população sobre a importância da prevenção, reforçou a supervisora da Unacon, Liomarcia Saraiva. “Hoje, 8 de abril, é o Dia Mundial de Combate ao Câncer e a blitz foi no sentido de chamar a população para se olhar, prestar atenção no seu corpo, ver os sinais e sintomas. Realizar atividades como uma caminhada, os cuidados gerais para a prevenção. Foi abordado todos os tipos de câncer no panfleto porque é extremamente importante que a população conheça a doença com a finalidade de se prevenir. Então o nosso intuito hoje é trazer essa consciência para a população”.
Prevenção
Entre os hábitos que podem colaborar na prevenção do câncer estão: não fumar; adotar uma alimentação saudável; manter o peso corporal adequado; praticar atividades físicas; evitar a ingestão de bebidas alcoólicas; evitar o consumo de carne processada; evitar a exposição ao sol entre 10 e 16 horas.