Os nutricionistas da Divisão de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal da Educação (Semed) iniciaram nesta quarta-feira, 10, visitas técnicas às unidades educacionais da rede municipal de ensino. O objetivo é fazer o monitoramento da execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). As primeiras unidades a receber as visitas foram as Escolas Municipais Mestre Pacífico Siqueira Campos e Paulo Leivas Macalão, ambas situadas na região Norte da Capital.
Segundo o chefe da Divisão de Alimentação Escolar, Rodrigo Miranda, todas as unidades educacionais receberão as visitas. “Iremos às 79 unidades da rede para avaliar diversos aspectos relacionados ao cumprimento da legislação que versa sobre a alimentação escolar”, destacou Rodrigo, acrescentando que o trabalho realizado por sua equipe não tem somente o viés de fiscalização, mas também de orientação.
Durante os encontros, caso seja encontrada alguma inconformidade, a equipe fará notificação para que sejam feitas as correções. Em seguida, são elaborados relatórios com os dados colhidos nas supervisões técnicas com a relação das possíveis inconformidades e também com orientações sobre a adoção de medidas corretivas.
Ainda conforme explicou Rodrigo Miranda, o quadro situacional obtido por meio das visitas técnicas servirá para fazer as premiações dos projetos. “Nos nossos dois projetos principais, o ‘Alimentação Nota 10’ e o ‘Alimento Seguro’, preenchemos um check-list, que gera um percentual de adequação. Esses dados percentuais vão ser utilizados para fazer a premiação dos nossos projetos no final do ano”, concluiu.