Um membro de uma facção criminosa foi preso na tarde deste sábado, 13, no Jardim Taquari, na região sul de Palmas durante uma ação desencadeada pela Polícia Civil, acusado de sequestrar uma jovem de 19 anos, que se recusou a envenenar um amigo que é CAC - Colecionador, Atirador e Caçador para que os criminosos pudessem roubar um arsenal de armas de fogo que o homem possui.
De acordo com informações apuradas com exclusividade pela reportagem da Agência Tocantins, o criminoso juntamente com outros quatro comparsas sequestraram a jovem por volta das 19h, quando a mesma estava nas proximidades de um estabelecimento comercial em uma quadra no plano diretor da capital.
Ela foi colocada em um carro e levada para um imóvel localizado no Jardim Taquari, onde por diversas horas foi torturada fisicamente e psicologicamente, ainda durante as seções de tortura, um dos criminosos desferiu um golpe de faca na altura da cocha da perna direita da jovem, o que causou uma lesão gravíssima.
O criminoso identificado como Rairon de Araújo Dias, 26 anos, além de sequestrar e torturar a jovem, ele juntamente com outros quatro criminosos foram até a casa dos pais da vítima e roubaram duas motocicletas com emprego de armas de fogo. Após roubar os veículos, os criminosos fugiram tomando rumo ignorado.
Os pais da jovem foram na delegacia da Polícia Civil na manhã deste sábado, juntamente com a vítima e registraram a ocorrência.
Após tomar conhecimento do crime, os investigadores lotados na Diretoria de Inteligência da Polícia Civil – DIP com apoio do Grupo de Operações Especiais – GOTE, agentes da 1ª Central de Atendimento da Polícia Civil – 1ª CAPC e uma equipe da Delegacia Especializada de Polícia Interestadual, Capturas e Desaparecidos – POLINTER deram início às diligências e conseguiram localizar e prender um dos suspeitos, no momento da prisão, uma das motos que foi roubada da residência dos pais da jovem, foi encontrada com o criminoso.
Durante as diligências, um adolescente que participou da ação criminosa também foi apreendido. Na residência onde Rairon estava no momento da prisão, os policiais civis apreenderam várias porções de substância análoga à cocaína, maconha e crack.
Motivação do crime
Segundo a vítima, a motivação do sequestro seguido de tortura seria o fato dela não ter concordado com os criminosos em envenenar seu amigo, o qual é Colecionador, Atirador e Caçador – CAC. A finalidade do envenenamento seria incapacitar o homem, com o propósito dos bandidos roubarem do mesmo um arsenal de armas de fogo (fuzis, pistolas e munições).
De acordo com o delegado Dr. Rossílio Corrêa, responsável pelo caso, após serem presos, os dois indivíduos confessaram a autoria do crime, em seguida eles foram levados para a 1ª Central de Atendimento da Polícia Civil – 1ª CACP.
Na delegacia, os suspeitos foram ouvidos pela autoridade policial, após interrogatório, o adolescente foi apreendido e colocado à disposição do Juízo da Vara da Infância e Juventude no Centro de Internação Provisória Masculino de Palmas e CEIP.
Rairon de Araújo Dias foi autuado em flagrante pelos crimes de sequestro, tortura, tráfico de drogas, lesão corporal grave, associação criminosa e associação para o tráfico. Após a realização dos procedimentos cabíveis em lei, Rairon foi colocado à disposição do poder judiciário na carceragem da Unidade Penal Regional de Palmas – UPRP.
A Polícia Civil segue com as diligências com o intuito de localizar e prender os outros criminosos envolvidos no crime.
(Reportagem: Alessandro Ferreira / Agência Tocantins)
Mín. 21° Máx. 34°