Alunos da Escola Municipal Antônio Gonçalves, Arso 111 (1103 Sul), participam de ação no ‘Dia D da Busca Ativa Escolar’ que acontece nesta quarta-feira, 17, simultaneamente em todas as escolas da Capital. Através do diálogo com os estudantes, técnicos em educação dialogam com os estudantes enfatizando sobre a importância da frequência escolar e permanência na escola. Na Escola Municipal Henrique Talone, Arse 24 (210 Sul) aconteceu palestra sobre Projeto Vida e Permanência na escola.
A técnica em orientação escolar da Diretoria de Ensino Fundamental, Tatiana Martins, salienta que a estratégia de ‘Busca Ativa Escolar’ se apresenta como uma ferramenta de gestão no acompanhamento da frequência e dos desdobramentos relacionados ao desenvolvimento biopsicossocial dos estudantes. Segundo ela, o trabalho de acompanhamento da frequência é um compromisso social e pedagógico de toda comunidade escolar para com a garantia de acesso e permanência do aluno na escola.
De acordo com o professor, Petronílio Neto, a ação evidencia o trabalho de busca ativa que acontece de forma permanente e rotineira no contexto escolar. Segundo ele, a escola mantém uma política no sentido de fazer com que o aluno esteja presente na sala de aula, que é o lugar dele. Neto relata, que pelo regulamento escolar, havendo três registros de falta, família ou responsáveis são contatados através da busca ativa para que esta ausência seja justificada.
O aluno Luiz Miguel de Oliveira, 4° ano do ensino fundamental, estuda há quatro anos na unidade. Ele conta que gosta de estar na escola junto aos vários amigos e que sua frequência o ajudará a conquistar o que quiser para o seu futuro.
Mín. 21° Máx. 34°