A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) participa do sexto ciclo de formação do Selo UNICEF. O evento ocorre em Palmas, nos dias 17 e 18, promovido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em parceria com a Pasta, o Instituto Peabiru, a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) e Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Os objetivos são avaliar as conquistas do selo Unicef 2021-2024 e identificar os desafios dos municípios tocantinenses, também serão revisados os eixos de participação cidadã e gestão por resultados.
A diretora de Vigilância da SES-TO, Gisele Luz, destacou a importância do evento para o fortalecimento das políticas públicas voltadas para a infância e a adolescência. “Esse é um momento ímpar de debater as principais necessidades do município, como no eixo de resultados sistêmicos, onde é discutido o desenvolvimento infantil na primeira infância, que com impacto social, se atrela ao indicador de Segunda Dose da Tríplice viral ou Tetra. Desta forma, ligado ao ciclo de propostas, garantimos as melhorias na qualidade de vida dos jovens tocantinenses”.
A enfermeira da Gerência de Imunização da SES-TO, Andressa de Castro, explicou que “dentro dos eixos trabalhados pelo Selo Unicef, o aumento na cobertura vacinal é uma das metas e as atividades desenvolvidas fortalecem as oportunidades que o próprio município executa. Então, essa discussão e o envolvimento dos municípios e autoridades têm colaborado para a mudança do cenário da imunização no nosso Estado, assim queremos ressaltar e agradecer a participação de todos”.
“Quando avaliamos os momentos que passamos durante esses quatro anos de edição, vemos que as ações só acontecem porque é um movimento feito e pensado por várias mãos. Então, gostaríamos de agradecer a todos os envolvidospela parceria de todos esses anos e ressaltar que o Selo Unicef é muito importante, pois ele qualifica, orienta e fortalece as políticas públicas e garantia de direito para criança e adolescente”, destacou a oficial em saúde do Unicef, Lídia Pantoja.
Selo Unicef
O Selo Unicef é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, na realização e na garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira.
Ao aderir ao Selo Unicef, o município assume o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade. A metodologia inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A adesão ao Selo Unicef é espontânea.