Geral Tocantins
Agência de Metrologia encontra irregularidades na pesagem de produtos nas cidades de Colinas e Guaraí
Ação de fiscalização teve a finalidade de verificar se os produtos estavam dentro das normas estabelecidas por lei e aptos à comercialização
22/04/2024 11h20
Por: Alessandro Ferreira Fonte: Secom Tocantins

A Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) no Estado, encontrou irregularidades em produtos pré-medidos nas cidades de Colinas do Tocantins e Guaraí.

As irregularidades foram encontradas durante fiscalização, realizada no período de 8 a 19 de abril, em estabelecimentos comerciais atacadistas e varejistas nas cidades. Foram fiscalizados produtos pré-medidos, ou seja, aqueles que são embalados sem a presença do consumidor e que são a maioria (cerca de 85%) das mercadorias disponíveis nas gôndolas dos supermercados e mercados de bairro.

Durante a ação, a equipe técnica da Agência de Metrologia fiscalizou 18 lotes de produtos, dentre eles, muitos que fazem parte da cesta básica: arroz, feijão, farináceos, café, entre outros. Primeiramente, os técnicos pesam o produto para verificar se o peso informado na embalagem estava condizente com o conteúdo contido no recipiente. No caso de divergência, são recolhidos para posterior análise laboratorial na AEM, após o trâmite processual legal.

Continua após a publicidade

Foram identificadas 14 prévias de reprovação, o que significa divergência de peso. Neste caso, os produtos foram recolhidos e serão analisados.

Próxima etapa

Continua após a publicidade

Para os ensaios laboratoriais, as amostras são selecionadas de variados tamanhos e marcas diferentes e, atendendo à normativa do Inmetro, são recolhidas 13 unidades de cada produto para os testes laboratoriais, que podem ser acompanhados pelos fabricantes, que são informados por meio de carta convite de todo o processo e trâmite legal.

Os ensaios metrológicos são realizados nos laboratórios da Agência de Metrologia e posteriormente os resultados serão divulgados, após todo o trâmite processual legal.

O presidente da Agência de Metrologia, Jerônimo Júnior, destaca que as operações pontuais realizadas na pasta visam averiguar se as mercadorias estão em conformidade com a legislação.

Continua após a publicidade