A Secretaria Municipal da Educação de Palmas (Semed) está promovendo, nesta segunda, 22, e terça-feira, 23, a formação de aperfeiçoamento em Mentoria de Diretores Escolares, realizada em parceria com o Ambiente Virtual de Aprendizagem do Ministério da Educação (AVA/MEC). O curso tem como objetivo atender às demandas da gestão escolar em seus diversos contextos e efetivar a mentoria de diretores por meio de trocas de experiências, vivências e aprendizados entre os pares. São quatro turmas sob a instrutoria da servidora formadora da Semed, Fabíola Peixoto.
Com carga horária de 180 horas, o curso possui conteúdos específicos, como gestão democrática, respeito à diversidade, apreciação de aspectos organizacionais como liderança, administração pedagógica e financeira, valorização do desejo e do sentido atribuído à vida e de como se pode perceber os desafios, dando mais ênfase aos processos formativos do que aos resultados quantitativos.
Segundo Fabíola Peixoto, o curso tem papel essencial na gestão escolar. “A mentoria representa a construção do conhecimento gerencial de forma colaborativa e acolhedora. É uma formação rica, proporciona um olhar amplo e diverso, no qual o participante consegue se enxergar nos colegas e ter outra perspectiva sobre o dia a dia da gestão escolar”, destaca a formada.
Os pressupostos teóricos e os princípios metodológicos do curso estão fundamentados em uma cultura colaborativa, escuta ativa, na formação de si e do outro e na relação com os saberes dos diretores como objeto de trabalho escolar. O curso emite certificado e é destinado a técnicos das Secretarias Estaduais e Municipais de Educação e diretores de escolas públicas.
Para a diretora do Centro Municipal Infantil Araras, Evanilça Ribeiro, essa formação é fundamental para o preparo e atualização das competências da sua função. “Conhecimento é troca e sempre que temos oportunidade de trocar informações e experiências, sempre aprendemos mais! A escuta é fundamental e tendo essa mentoria direcionada com os colegas de atuação, nosso desenvolvimento enquanto gestores é potencializado”, ressalta Evanilça.