O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), realizou nesta semana, a entrega de novos uniformes destinados aos custodiados na Unidade de Tratamento Penal do Cariri (UTPC). Os itens têm um diferencial, pois desde o início da confecção e estamparia abrangeram benefícios como capacitação e trabalho aos presos, viabilizando a ressocialização, já que foram totalmente fabricados por pessoas privadas de liberdade.
No total, a Unidade distribuiu mil camisetas e mil bermudas aos custodiados. Até chegar ao produto final, três unidades penais participam do processo, como a Unidade Penal Regional de Palmas que faz o corte e a serigrafia com mão de obra dos presos e a costura pela própria Unidade Penal de Cariri, além de todo o processo de confecção na Unidade Penal Feminina de Miranorte.
Durante a entrega dos uniformes pela Superintendência do Sistema Penal, o gerente de Reintegração Social, Trabalho e Renda ao Preso e Egresso, Dilson Júnior, falou que a ação é resultado de um processo conjunto das unidades.
“Começamos com a produção em duas unidades e asilkagem, que é o procedimento de estampar, na unidade de Palmas. No entanto, no decorrer desse processo de produção, começamos a analisar que algumas unidades conseguem produzir com maestria algumas peças, por exemplo, a Unidade do Cariri e a Unidade Penal Feminina de Miranorte”, destacou o gerente.
A entrega foi um benefício comemorado pelo chefe da Unidade, Marcos Porto. “Os uniformes novos vão substituir todos os antigos, na quantidade de dois conjuntos para cada interno. A chegada desses uniformes vai contribuir para a saúde, pois proporcionam maior higiene para os custodiados”, afirmou.