O Governo do Tocantins, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO), realizará a solenidade de abertura da campanha Maio Amarelo 2024 nesta terça-feira, 30, a partir das 9h da manhã, no auditório do Palácio Araguaia José Wilson Siqueira Campos.
Na ocasião, será apresentada a programação das atividades que serão desenvolvidas ao longo do mês, que tem como objetivo alertar a população sobre os altos índices de sinistros de trânsito em todo o Tocantins. Na segunda-feira, 6 de maio, e na terça-feira, 7 de maio, será iniciada a campanha nas cidades de Araguaína e Gurupi, respectivamente.
A campanha Maio Amarelo 2024 marca os 11 anos do movimento e tem como tema Paz no trânsito começa por você, buscando estimular toda a sociedade a pensar e refletir sobre a necessidade e a importância da gentileza no trânsito, incentivando uma mudança de atitude e comportamento dos condutores e demais usuários das vias.
Para isso, será realizado, ao longo do mês de maio, um conjunto de ações, como blitzes, caminhadas, passeios com entrega de materiais didáticos, peças teatrais temáticas, entre outras mobilizações necessárias voltadas à promoção da conscientização e da educação para o trânsito, em diversos municípios tocantinenses.
O presidente do Detran Tocantins, Willian Gonzaga, lembra que a campanha Maio Amarelo tem sido uma importante ferramenta na busca pela redução de acidentes de trânsito e conscientização de toda a população a respeito da gravidade do problema que a temática envolve. “Essas ações têm o objetivo de mobilizar toda a população tocantinense por um trânsito mais seguro com menos vítimas, preservando vidas e contribuindo para a construção de vias públicas mais pacíficas e ordeiras”, evidenciou o presidente.
Dados
De acordo com a Gerência de Estatística do Detran Tocantins, a frota de veículos no Tocantins em 2024 conta com 880.708 veículos. Em 2023, foram registrados 5.399 sinistros de trânsito e 581 óbitos em decorrência de sinistros de trânsito.
Maio Amarelo
A campanha Maio Amarelo é uma ação internacional que tem a finalidade de alertar a sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Em maio de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a década de ações para segurança no trânsito, assim, o mês de maio se tornou referência mundial na divulgação e avaliação dos resultados.
Órgãos
O Detran Tocantins contará com o apoio de diversos órgãos da esfera pública nestas ações que integrarão o Maio Amarelo 2024: Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO), Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/TO), Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Agência de Obras, Infraestrutura e Transportes (Ageto), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar do Tocantins (PMTO) e Corpo de Bombeiros Militar (CBMTO).
O apoio dessas pastas do governo, cada uma dentro das atribuições institucionais, descentraliza as atividades do movimento e amplia o alcance da mensagem das ações da campanha.