Com a proposta de estimular novos profissionais a entrarem e se desenvolverem neste campo de atuação, o projetoA Arte da Sonoplastiaé mais um dos contemplados na Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022), por meio do edital Artes Tocantins 2023, lançado pelo Governo do Tocantins, através da Secretaria da Cultura (Secult). A iniciativa foi classificada na categoria de Áreas Técnicas - Módulo II e recebeu o recurso de R$ 25 mil para a realização de treinamentos técnicos de sonoplastia para iniciantes e profissionais já atuantes nesta área.
As capacitações serão desenvolvidas ainda durante o primeiro semestre de 2024, com cinco encontros presenciais que ocorrerão entre os meses de maio e junho. Além disso, os encontros serão gravados e posteriormente disponibilizados nocanal do YouTubedo proponente Marcos Aba, responsável pelo projeto contemplado no edital.
"Encontramos essa forma de atender aos alunos inscritos de outras regiões e que não puderam participar presencialmente, para que possam ter acesso ao material", destacou o idealizador do projeto. A ação prevê também a contratação de um profissional de Língua Brasileira de Sinais (Libras), para promover a acessibilidade durante o treinamento.
Segundo o proponente, a iniciativa também chegará em até duas unidades escolares da rede pública do Tocantins, de forma a tratar da mesma temática com os jovens e adolescentes, buscando estimular o interesse pelo audiovisual, em especial pela sonoplastia.
Marcos ainda explicou que, além de promover e capacitar, a importância maior da ação é de fato o mercado de trabalho, já que na atualidade existe uma carência de profissionais que atuem na área, atendendo emissoras de rádio, televisão, produtoras, agências de publicidade e no mercado digital. "Temos altas demandas, assim como os profissionais que atuam com produção de vídeo, e como áudio e vídeo caminham juntos, esses profissionais são muito requisitados atualmente. Também quero treinar aqueles que de alguma forma atuam nas artes e que em algum momento precisarão produzir um áudio de qualidade, e com um pouco de instrução poderão aperfeiçoar e entregar melhor seus projetos”, frisou.
Clique aquipara realizar sua pré-inscrição.
Conheça o proponente
O produtor audiovisual Marcos Aba trabalhou por quatro anos na rádio Vinha FM, em Goiânia/GO, e foi professor de música na Escola Toc'Arte Videira, na mesma cidade. Hoje atua em seu estúdioAba Musice presta serviços como técnico de áudio e sonoplasta. Com um currículo amplo, o proponente dedica-se à produção de eventos e cursos de áudio e multimídia.
Mín. 21° Máx. 34°