Nesta quinta-feira, 2, o Núcleo de Prevenção das Violências, Promoção da Saúde e Cultura de Paz (Nupav) da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) realizou uma reunião com representantes do 6º Batalhão da Polícia Militar (BPM), do Corpo de Bombeiros, da Polícia Civil, da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP), da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP), da Secretaria Municipal de Políticas Sociais e Igualdade Racial (Sempsir) e da Secretaria Municipal da Mulher para discutir parceria em prol do combate à violência contra a mulher com foco no projeto “Homens na Prevenção à Violência Contra Mulheres e Meninas”, idealizado pela PM.
Conforme a coordenadora do Nupav, Leyssane Marta Ayres Arruda, a reunião teve como objetivo desenvolver um trabalho coletivo e voltado especificamente para os homens, visando à prevenção e combate à violência contra as mulheres. “É de extrema importância envolver os homens nas discussões em prol da segurança das mulheres. Ao ter representantes homens presentes, podemos colher suas opiniões para desenvolver e elaborar um material educativo direcionado especificamente para eles”, esclareceu.
“Nosso objetivo é mostrar aos homens a importância da prevenção e proteção à mulher. E mais do que isso, mudar a cultura de violência. Alguns homens pensam que a mulher é patrimônio seu e, nós pretendemos quebrar esse ciclo de cultura negativa e estabelecer uma cultura de respeito e de boa convivência”, ressaltou o tenente-coronel Dennys Gomes Dall, do 6º BPM.
A respeito do projeto 'De Homem para Homem', Dall esclarece que o projeto visa fornecer esclarecimentos sobre a Lei Maria da Penha, destacando os diferentes tipos de violência contra as mulheres e enfatizando que a medida protetiva tem efeito de mandado de prisão imediato em caso de descumprimento.