Concursos AÇÃO DO GOVERNO
Governo do Estado dará posse a 105 aprovados como soldados do CBMTO, nesta segunda
Na mesma data, também haverá o início da aula inaugural do Curso de Formação de Oficiais (CFO), com 20 cadetes
03/05/2024 11h09
Por: Alessandro Ferreira Fonte: Luiz Henrique Machado/Governo do Tocantins
Cadetes do Curso de Formação de Oficiais do CBMTO passam pela quarentena de adaptação nas instruções -Foto:Luiz Henrique Machado/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins dará passe nesta segunda-feira, 06, a 105 candidatos aprovados no Concurso Público para a função de soldados junto ao Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins. O ato da inclusão já foi publicado no Diário Oficial do Estado, na última segunda-feira, 29, constando toda a relação dos futuros militares. Também na segunda, haverá a aula inaugural do Curso de Formação de Oficiais (CFO), com 20 cadetes.

Todos os aprovados que vão tomar posse, devem se dirigir para a sede do Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar, na Avenida JK, saída para Paraíso do Tocantins. É preciso que estejam com os documentos exigidos para o ato.

Os aprovados são oriundos do Concurso Público realizado ano passado, quando o governador Wanderlei Barbosa autorizou o certame abrindo 100 vagas para a função de soldados. Deste volume, 90 são para homens e 10 são para mulheres. Entretanto, desta vez,  dos 105 convocados, sete candidatos estão entrando amparados por Decisão Judicial.

Continua após a publicidade

Nova etapa

Para os cadetes da turma de 20 alunos do Curso de Formação de Oficiais, a aula inaugural vai ser uma etapa a mais, visto que eles já estão em período de adaptação desde o dia 08 de abril, data em que se apresentaram ao Comando Geral e iniciaram as atividades do curso.

Continua após a publicidade

Dentro da corporação, a etapa se chama quarentena de adaptação, e envolve uma série de atividades e instruções relacionadas ao trabalho do bombeiro militar. Para eles, serão dois anos de formação.

Já os soldados, vão ter o Curso de Formação de Praça, com duração de 11 meses.

A grande novidade para os cadetes é que não terão necessidade de passar o período de formação em outro estado, como sempre ocorreu. A partir deste ano, todas as instruções vão ocorrer junto à Academia de Formação Bombeiro Militar (AFBM), do próprio CBMTO, em Palmas - TO.

Continua após a publicidade