Agricultura AÇÃO DO GOVERNO
Governo do Estado promoveu dia de campo sobre Práticas Sustentáveis na Reforma de Pastagem para Produção de Silagem
O dia de campo foi dividido em três estações, abordando diversos temas relevantes, como a produção de sorgo para silagem, reforma de pastagem em sistema integrado de produção de sorgo para silagem, agricultura sustentável e sistemas integrados de produção.
03/05/2024 12h01
Por: Alessandro Ferreira Fonte: Amanda Oliveira / Governo do Tocantins
Apresentação dos custos de produção e benefícios do sorgo para produção de silagem - Foto: Divulgação

Nesta semana, o Governo do Tocantins por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins), em parceria com a Fundação Solidaridad, promoveu o dia de campo sobre práticas agrícolas sustentáveis na reforma de pastagem para a produção de silagem. O encontro ocorreu na Fazenda Elite, São João II, município de Porto Nacional.

Produtores rurais, técnicos e especialistas na área marcaram presença para compartilhar conhecimentos e experiências sobre o tema. Entre os participantes, destacaram-se o produtor Emanuel Martinez, o técnico do Ruraltins Edmilson Rodrigues e o representante da Fundação Solidaridad, Geovane Macedo.

O dia de campo foi dividido em três estações, abordando diversos temas relevantes, como a produção de sorgo para silagem, reforma de pastagem em sistema integrado de produção de sorgo para silagem, agricultura sustentável e sistemas integrados de produção, além do programa ABC Corte que será implantado na fazenda.

Continua após a publicidade

Emanuel Martinez, produtor rural presente no evento, compartilhou sua perspectiva: "Eventos como esse são essenciais para que possamos atualizar nossos conhecimentos e implementar práticas sustentáveis em nossas propriedades. Esse é o quarto ano que produzimos silagem, começamos com uma área de dois hectares, e esse ano fechamos uma área de trinta hectares. Essa tecnologia é uma forma de recuperarmos as pastagens degradadas com um custo mais baixo. Temos o apoio do Ruraltins, da Embrapa e da fundação Solidaridad, o projeto está incrível, pontuou Emanuel".

Edmilson Rodrigues, técnico do Ruraltins, destacou a importância da iniciativa: "Nosso objetivo é fornecer orientações técnicas e apoio aos produtores para que possam melhorar sua produtividade de forma sustentável. A sustentabilidade é tudo, porque além de reduzir o desmatamento, vai recuperar o solo. No período de entressafra falta alimento, e a tecnologia garante o alimento para cento e vinte dias do período, a partir de julho que falta alimento para o gado, a tecnologia garante ainda uma alta fertilidade do solo e a rentabilidade para o produtor pecuarista", declarou o técnico.

Continua após a publicidade

Geovane Macedo, representante da Fundação Solidaridad, ressaltou o compromisso da instituição com a promoção de práticas agrícolas sustentáveis: "Estamos honrados em participar deste evento e colaborar com o desenvolvimento de soluções inovadoras para a agricultura. Por meio dessa difusão de tecnologias, é o meio mais próximo e mais fácil de transferir as informações, fazendo o dia de campo e mostrando os resultados.  Viemos por meio de financiamento da iniciativa privada em parceria com o governo, instituições e a pesquisa, que é fundamental para atender o produtor rural".

O dia de campo iniciou com inscrições, seguido por um café da manhã e a cerimônia de abertura. As estações de palestras em campo proporcionaram um ambiente dinâmico e interativo para a troca de experiências e aprendizado.

Este evento reforça o compromisso do Governo do Tocantins e de seus parceiros em promover a adoção de práticas sustentáveis na pecuária, visando o desenvolvimento econômico e ambiental do estado.

Continua após a publicidade