Mais seis pacientes das regiões de saúde, Amor Perfeito e Sudeste, foram atendidos pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) e receberam equipamentos auxiliares para locomoção, nessa quinta-feira, 2. As próteses foram entregues no Serviço Especializado em Reabilitação (SER), em Porto Nacional.
A superintendente da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, Thaís Farias, explicou que, “as próteses são feitas sob medida e que a entrega é a etapa final desse processo. No primeiro momento o paciente é chamado para retirada da média e depois a empresa confecciona essas próteses, entregamos algumas próteses aqui no SER de Porto Nacional em fevereiro e hoje estamos entregando mais seis e já estamos com o processo para entrega de mais 11. Para nossa equipe multidisciplinar é um dia muito importante, já que haverá muita melhoria na qualidade de vida desses pacientes do nosso município e região”.
“A entrega das próteses e órteses é uma oportunidade de reinserir essas pessoas ao convívio social, proporcionando ainda o direito à acessibilidade, bem-estar e qualidade de vida. Não se trata apenas de uma prótese, mas sim, de uma garantia a essa pessoa, que terá o direito de ir e vir assegurado, com um excelente equipamento e todo acompanhamento de nossa equipe multidisciplinar com fisioterapeutas, nutricionista, ortopedistas, assistentes sociais e psicólogos. Tudo isso muda histórias, e fortalece ainda mais nosso compromisso com a saúde humanizada”, destacou a gerente do SER em Porto Nacional, Larissa Coelho Rodrigues.
Um dos pacientes atendidos foi o Nilo Negre de Sousa, que em 2020 sofreu um acidente de moto e teve parte da perna amputada. Ele destacou a felicidade de ter recebido o equipamento. ”Quando amputei a perna meus familiares fizeram uma vaquinha e comprei a minha primeira prótese, mas ela já estava bem desgastada e estava dificultando a minha locomoção, tem quase três anos que aguardava por essa prótese e estou muito feliz, pois é um equipamento caro e não tenho condições de adquirir”.
Entregas
Em outubro de 2023 o Governo do Tocantins retomou as entregas de próteses para os pacientes referenciados aos Serviços e Centros Especializados em Reabilitação (SCER’s) do Estado. O serviço tinha uma demanda reprimida de aproximadamente 400 próteses, desses pacientes 275 já foram retirar suas medidas e a SES-TO iniciou a entrega das próteses, entre as próteses entregues estão as para amputação transtibial, transfemural, transradial e prótese mamária.