Dando continuidade nas ações de combate a criminalidade, policiais militares da Ronda Ostensiva Tática Metropolitana – ROTAM realizavam patrulhamento tático especializado durante o estágio supervisionado do V Curso Operacional de Rotam – V COR na madrugada do último sábado, 04, quando receberam uma denuncia de que um indivíduo estaria usando uma residência como ponto de venda de drogas “boca de fumo” na área urbana da cidade de Jaú, na região sul do Estado.
De acordo com informações apuradas pela reportagem do Jornal Agência Tocantins, os militares realizavam patrulhamento pela área urbana do município, quando avistaram o indivíduo identificado como Ismailson Cotrin Ferreira, 27 anos, em atitude suspeita, ao realizar a abordagem, a equipe de ROTAM foi recebida com disparos de arma de fogo.
Em ato contínuo, os policiais reagiram à injusta agressão e o criminoso foi baleado. Foi acionado o socorro médico, porém, ao comparecer ao local, os profissionais de saúde apenas confirmaram o óbito.
Com o criminoso, foram apreendidas várias porções de substâncias entorpecentes, balança de precisão, dinheiro, além de um revólver calibre 38 com munições intactas e outras deflagradas. O local foi periciado e em seguida o corpo foi levado para o Instituto Médico Legal – IML.
Histórico criminal
Em março de 2022, Ismailson Cotrin Ferreira, foi preso durante uma ação da Polícia Civil, realizada no povoado Novo Horizonte, zona rural de Jaú do Tocantins, durante a operação foi apreendido quase R$14 mil reais, em espécie. Na época, o criminoso reagiu à abordagem e foi baleado.
Ele foi socorrido pelos policiais civis e levado para o Hospital municipal, porém, devido à gravidade do caso, foi transferido para o Hospital Regional de Gurupi, onde passou por cirurgia. Após receber alta médica, ele foi conduzido para a delegacia da Polícia Civil onde foi autuado em flagrante pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo, tentativa de homicídio, lesão corporal, receptação e tráfico de drogas.
Além dos crimes acima informados, Ismailson Cotrin também respondia pelo crime de estupro de vulnerável, praticado contra uma menina de 12 anos.
Na época, durante a operação policial foi apreendido uma espingarda, várias porções de maconha, cocaína, além de correntes e pingentes de ouro e prata, vários aparelhos celulares, bem como a quantia de R$ 13.430,00, em dinheiro, proveniente do tráfico de entorpecentes e uma motocicleta Honda BIZ, que o suspeito utilizava para realizar entregas de drogas.