A servidora da rede municipal de ensino de Palmas, Cleude Guedes, lançou nos dias 29 e 30 de abril no auditório da ETI Eurídice Ferreira de Melo o livro A Menina Mágica. Publicado pela editora Vecchio e ilustrado pela artista Mery Ribeiro, a obra conta de maneira infantil a história de superação da própria autora por meio da personagem Cléo. O evento em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil, 18 de abril, foi um espetáculo que contou com apresentações artísticas em teatro, música e dança, com a participação de aproximadamente 60 alunos. As programações do lançamento do livro se estendem na biblioteca da escola.
Cleude Guedes é natural de Ananás (TO). Chegou a Palmas em 1995, e, desde 2004, é servidora efetiva da rede municipal como auxiliar de serviços gerais. Graduada em Letras, em 2014 foi readaptada para trabalhar com projetos de leitura. Ela explica que o interesse pela literatura vem desde a infância e adolescência, quando lia autores como Machado de Assis e pensava que também poderia escrever um livro um dia. “Mas, somente depois de superar muitos obstáculos, é que resolvi colocar em prática as minhas ideias. Quando fui remanejada de função e comecei a trabalhar na biblioteca da ETI Eurídice, percebi que, assim como os de outros autores, os meus livros também poderiam fazer parte do acervo”, conta.
Ela criou, e desenvolve desde 2019, um projeto de incentivo à leitura que vem inovando a realidade da escola. O Projeto Cultural Estrela Estrelinha tem como linha de ação o lançamento de livros para incentivo à leitura e à escrita, complementando o processo de aprendizagem. Segundo a escritora, um trio infalível para despertar a imaginação em meio ao mundo de telas da atualidade.
O projeto surgiu por meio das observações da autora acerca da carência da educação por projetos concretos e que provoquem mudanças significativas sobre o olhar do estudante para o livro e para a leitura, de maneira envolvente e emocionante. “Tenho incentivado a leitura, o teatro, a dança, a música, despertando os artistas que existem dentro de cada um. Para 2024, está previsto dentro do projeto Estrela Estrelinha, o lançamento de livros de alunos da escola”, enfatiza.
Projeto Cultural Estrela Estrelinha
Durante o tempo em que trabalhou na limpeza de várias escolas, Cleude observava que havia pouca inovação em termos de cultura. Quando foi remanejada de função, notou que bastava a criatividade e os recursos que já existiam na escola para apresentar projetos inovadores e diferentes que desenvolvam o gosto pelo aprendizado.
“Comecei com contação de histórias para crianças pequenas e depois fui abrangendo outras faixas-etárias, inserindo várias vertentes da arte. Com isso, resolvi intitular de Projeto Cultural Estrela Estrelinha, que tem em seus objetivos descobrir talentos e desenvolver habilidades artísticas nos alunos e demais participantes, despertar o gosto pela leitura e escrita e promover a arte para os alunos, atraindo e acolhendo também as famílias, além de Inspirar e motivar as crianças e adolescentes a acreditarem nos seus sonhos”, finaliza.