Com objetivo de qualificar os profissionais de saúde para o diagnóstico precoce, tratamento adequado e acompanhamento da doença, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) iniciou nesta terça-feira, 7, a Capacitação para Intensificação da Busca Ativa de Sintomático Respiratório, Diagnóstico e Tratamento Oportuno e Adequado de Infecção Latente pelo Mycobacterium tuberculosis (ILTB). O evento segue até o dia 8 de maio, das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas no auditório do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO).
O evento coordenado pela área técnica de Tuberculose/SES-TO é direcionado aos enfermeiros e médicos da atenção básica dos 139 municípios do Tocantins e Distrito Especial Indígena (Dsei) e será ministrado pelas especialistas do Ministério da Saúde (MS) Denise Arakaki e Liliana Romero Vega.
O treinamento é uma continuação do evento promovido no ano passado. “O evento é o segundo módulo da capacitação que houve em novembro de 2023, então foram convidados os profissionais de saúde que trabalham na vigilância e na assistência ao paciente com tuberculose, priorizando aqueles que participaram do evento anterior já que este é uma continuação do treinamento, no primeiro trabalhamos a prevenção, focado na identificação e acompanhamento dos contatos e neste módulo estamos trabalhando o manejo clínico da tuberculose”, explica o enfermeiro, responsável pela área técnica da Tuberculose/SES-TO, Rhonner Uchôa.
“Esses momentos de capacitação são muito importantes para melhorarmos os níveis epidemiológicos, atingir a cura e reduzir o abandono do tratamento, aqui podemos tirar as nossas dúvidas e assim colocar em prática tudo que aprendemos. Saímos daqui para multiplicar esse conhecimento dentro do nosso município, com isso melhorar a nossa vigilância, o cuidado e acompanhamento dessa população”, destacou a enfermeira especialista em saúde da família e comunidade, do município de Lagoa da Confusão, Larissa Campos.
A doença
A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta os pulmões e pode acometer também outros órgãos, é causada pela bactéria Mycobaterium Tuberculosis. Segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) em 2023 o Tocantins confirmou 216 novos casos da doença.