A equipe de enfermagem do Centro de Infusão do Ambulatório Pediátrico do Hospital Geral de Palmas (HGP) participou de um treinamento para aplicação de medicamentos em pacientes portadores da doença de Gaucher. A capacitação aconteceu na terça-feira, 07, no auditório da unidade e foi disponibilizada pela indústria farmacêutica Medical Science Laison.
Segundo a coordenadora do ambulatório pediátrico, Jeane Coimbra, “o centro de infusão de medicamentos funciona desde o ano passado, para pacientes portadores de doenças raras. Dentre as doenças tratadas no ambulatório nós temos a orteogenese imperfeita e a doença de gaucher. Atualmente nós atendemos 10 pacientes que fazem infusões semanalmente e mensalmente, entre eles pacientes com a doença de Gaucher tipo 1 e tipo 3 que podem ser tratadas com terapia de reposição enzimática (imiglucerase), na qual enzimas são administradas por via intravenosa”.
Doença de Gaucher
É uma alteração genética que causa deficiência na produção da enzima glicocerebrosidase.A enzima glicocerebrosidase é responsável pela digestão do glicocerebrosídeo, um tipo de gordura que é facilmente encontrado nos alimentos. Pacientes com a doença de Gaucher não possuem a enzima que digere essa gordura e, aos poucos, o glicocerebrosídeo vai se acumulando no organismo, trazendo uma série de sintomas e de prejuízos à saúde, especialmente em pontos como o fígado, o baço, a medula óssea e o pulmão, podendo afetar até mesmo o sistema nervoso central (SNC).
Sintomas
Os sintomas clínicos incluem hepatoesplenomegalia (aumento do fígado e do baço), anemia, trombocitopenia e deterioração esquelética (osteopenia e crises ósseas). Outras queixas comuns são: palidez, cansaço, fraqueza devido à anemia, dores nas pernas e nos ossos (alguns pacientes quebram os ossos com muita facilidade, até mesmo com uma leve pancada).
Mín. 23° Máx. 37°