Polícia OPERAÇÃO POLICIAL
Suspeitos de usar documentos falsos para fazer empréstimos na Caixa Econômica são alvos de operação da PF no Tocantins
Nesta etapa, a Polícia Federal cumpriu 02 Mandados de Busca e Apreensão e 02 Mandados de Intimação, contra dois indivíduos em Palmas
08/05/2024 08h48 Atualizada há 6 meses
Por: Alessandro Ferreira Fonte: Redação / Agência Tocantins
Sede da Polícia Federal em Palmas — Foto: Divulgação/ PF

Nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira, 08, policiais federais saíram às ruas de Palmas para cumprir dois mandados de busca e apreensão e dois de intimação durante a “Operação Identitatis Revelatum” deflagrada contra dois indivíduos suspeitos de usar documentos falsos para abrir contas bancárias na Caixa Econômica e fazer empréstimos.

De acordo com a Polícia Federal, a operação tem o objetivo de reprimir a prática de crimes de uso de documento falso e de tentativa de estelionato contra a Caixa Econômica Federal – CAIXA.

Ainda segundo a PF, o Inquérito Policial apura a notícia de que dois indivíduos teriam feito uso de documentos falsos perante a CAIXA com a finalidade de obter vantagens indevidas (saques e empréstimos), causando prejuízo ao banco público.

Continua após a publicidade

De acordo com a investigação, os dois suspeitos teriam se dirigido até a agência da CAIXA, onde, fazendo-se passar por outras pessoas apresentaram Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) para atualizar dados no aplicativo CAIXA TEM e desse modo obter empréstimos e realizar saques e outras movimentações de valores em contas.

Nesta etapa, a Polícia Federal cumpriu 02 Mandados de Busca e Apreensão e 02 Mandados de Intimação, contra dois indivíduos em Palmas, a fim de esclarecer e obter provas adicionais sobre os fatos sob investigação.

Continua após a publicidade

Os envolvidos poderão responder pelos crimes de falsificação de documentos, uso de documentos falsos e estelionato majorado, previstos nos artigos 297, 304 e 171, §3o, do Código Penal, cujas penas podem ultrapassar os 11 anos de reclusão.

O nome da operação, "Identidades Reveladas”, na tradução do latim, faz referência ao trabalho policial que logrou revelar as verdadeiras identidades de pessoas que se passavam por outras, mediante uso de documentos falsos para a prática de estelionato.

 

Continua após a publicidade