Política AÇÃO PARLAMENTAR
Deputada Vanda propõe implantação do programa estadual para proteção de “órfãos do Feminicídio”
Na proposta, Vanda Monteiro especifica ações estratégicas na área da assistência social, saúde, alimentação, moradia, educação e assistência jurídica gratuita para órfãos do feminicídio e respectivos responsáveis legais.
08/05/2024 13h47 Atualizada há 6 meses
Por: Isabel Cristina Fonte: Isabel Cristina / Assessoria
Deputada Vanda Monteiro (UB) - Foto: Assessoraria

A deputada estadual Vanda (UB) apresentou nesta quarta-feira, 8, um anteprojeto de Lei (PL) que dispõe sobre a implantação do Programa Estadual de Proteção e Atenção aos Órfãos de Feminicídio no Tocantins. A proposta tem como meta garantir a proteção integral e prioritária dos direitos das crianças e adolescentes, preconizada pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.

Na proposta, Vanda Monteiro especifica ações estratégicas na área da assistência social, saúde, alimentação, moradia, educação e assistência jurídica gratuita para órfãos do feminicídio e respectivos responsáveis legais. “As mortes em nosso país são lamentáveis e com elas muitas outras vidas são impactadas. Devemos, diante deste cenário, propor ações que venham promover a proteção desses indivíduos”, comentou a deputada.

O anteprojeto de lei foi apresentado em regime de urgência e segue para análise das Comissões.

Continua após a publicidade

Saiba mais

No Brasil, segundo o Monitor da Violência, entre os anos de 2021 e 2022, houve um aumento de 5,5% nos casos de crime contra a mulher, com uma vítima fatal a cada 6 horas. No Tocantins, o Painel de Monitoramento da Incidência Criminal, feito pelo Núcleo de Coleta e Análise Estatística (Nucae) da Secretaria de Segurança Pública do Tocantins (SSP), aponta que o Estado teve 20 ocorrências de feminicídio em 2023, número 42,85% maior que o total de casos registrados em 2022, quando 14 mortes do gênero foram informadas pelo sistema. Em 2024, do dia 1º de janeiro a 7 de março, 15 feminicídios foram registrados nos boletins de ocorrência da Polícia Civil.

Continua após a publicidade