Na Escola de Tempo Integral (ETI) Almirante Tamandaré, na Arse 132 (1306 Sul), a manhã desta segunda-feira, 13, foi reservada à cerimônia de formatura dos alunos que participaram do curso de Formação de Fiscais. Um total de 30 alunos, do 8º ao 9º ano da unidade escolar, foram selecionados para participar do curso de formação embasado no regimento interno escolar. Após formados, esses alunos prestam apoio na manutenção da disciplina, auxiliam no desenvolvimento de atividades e servem de exemplo de postura e conduta aos demais alunos da instituição.
A solenidade foi animada pela Banda de Música da Guarda Metropolitana de Palmas e prestigiada pelas famílias dos alunos, professores, colegas, pelo Capitão dos Portos do Araguaia Tocantins, comandante Guilherme Oliveira Chagas, pelo secretário municipal da Educação, Fábio Chaves, pela secretária-executiva, Cícera Mota, e por diretores de escolas da rede municipal.
Presente na solenidade, o secretário municipal da Educação, professor Fábio Chaves, agradeceu aos familiares dos novos fiscais de turma pela confiança e credibilidade na gestão educacional dos seus filhos. “Fico imaginando o sentimento de vocês e o que eu tenho a dizer é parabéns. Isso aqui é o resultado de uma contribuição mútua daquilo que se faz aqui na escola e muito mais, daquilo que se faz nos lares de cada um de vocês”.
Falando diretamente aos formandos, o gestor os parabenizou afirmando que “para a comunidade educacional desta escola, a partir de agora, vocês são referências, não só pelo que conquistaram por meio da formação no curso de fiscais, mas pela responsabilidade que passam a ter junto aos demais colegas”.
Maria Vitória Pereira, do 8º ano, é uma das formandas na turma de fiscais e falou sobre a alegria em poder contribuir com a escola. “Fiquei imensamente feliz em ser selecionada entre tantos colegas que também se inscreveram para esse curso de formação. Estou muito feliz por isso, por ter conseguido me destacar numa turma de 30 integrantes e em poder ajudar a escola a manter a ordem e a disciplina entre os alunos”, declarou.
Para Dayana Pereira, ver a filha sendo condecorada como fiscal de turma é motivo de muito orgulho. “Hoje foi um dia muito emocionante para mim, pois minha filha se formou com louvor. Após um mês de muita dedicação no curso formativo, ela agora está pronta para ajudar a manter a sua escola sempre organizada como é”, afirmou.
A diretora Idelma Pereira explica que a formação dos fiscais é de extrema importância para a escola, sobretudo, para os próprios alunos. “Esses alunos são referência para todos os outros, em todos os sentidos, no respeito, na ordem e na disciplina. Durante a formação de um mês e meio, eles participaram de várias palestras que serviram para lapidar um pouco mais tudo que são na escola”, disse, acrescentando que a liderança deles “é muito importante, não só para a escola, mas também para todos os outros alunos e para os professores porque eles ajudam em tudo e têm o respeito de toda a comunidade escolar”, concluiu.
Mín. 21° Máx. 23°