Dando continuidade nas ações de combate a criminalidade e ao tráfico de drogas, policiais militares da Ronda Ostensiva Tática Metropolitana – ROTAM Comando durante patrulhamento na região do sul de Palmas, avistaram o indivíduo identificado como Elias Pereira da Silva, 36 anos, o que possuía um mandado de prisão em aberto. A ocorrência foi registrada por volta das 13h, na Avenida “M”, no Jardim Aureny III, na região sul de Palmas.
De acordo com informações apuradas no local pela reportagem da Agência Tocantins, ao perceber que seria abordado pelos militares, Elias abandonou o veículo em que ele estava e correu para o interior de um conjunto de quitinetes, localizado na Avenida “M”, no jardim Aureny III, momentos que os militares ao realizar o acompanhamento foram recebidos com disparos de arma de fogo.
Em ato contínuo, os militares da ROTAM revidaram a injusta agressão, durante o confronto, Elias foi baleado, os policiais acionaram uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU para socorrer o suspeito, porém, ao chegar no local, os profissionais de saúde apenas confirmaram o óbito.
A área foi isolada e posteriormente foi periciada, junto ao corpo foi encontrada uma pistola calibre .40 com carregador municiado, e uma porção de substância análoga ao crack e uma balança de precisão, a arma e a droga e a balança foram apreendidas e em seguida apresentadas na delegacia da Polícia Civil.
Ainda de acordo com informações apuradas pela reportagem, Elias era integrante de uma organização criminosa de renome nacional com origem no Estado de São Paulo.
Após a realização dos procedimentos periciais, o corpo foi levado para a sede do Instituto Médico Legal – IML pelo rabecão da Polícia Civil.
Mulher presa
No carro em que Elias estava, foram encontradas mais porções de crack junto com sua companheira identificada como Ingrid da Silva, que estava no veículo junto com Elias Pereira, durante a abordagem. Questionada sobre a droga que estava dentro do carro, a mulher confessou ser de propriedade do seu companheiro e afirmou que em sua residência localizada no distrito de Luzimangues havia mais um tablete da mesma droga, diante da afirmação, os militares foram até o local com apoio do Grupo de Intervenção Rápida Ostensiva – GIRO e encontraram um tablete da substância entorpecente análoga ao crack.
Ingred foi levada para a 2ª Central de Atendimento da Polícia Civil – 2ª CAPC, juntamente com a droga e o carro que estava sendo usado no transporte da substância entorpecente onde foi apresentada à autoridade policial.
Na delegacia após ser ouvida pelo delegado plantonista, Ingrid foi autuada em flagrante pelo crime de tráfico de drogas e associação para o tráfico. O veículo foi apreendido.
Após a realização dos procedimentos cabíveis em lei, a mulher foi recolhida na carceragem da Unidade Penal Feminina de Palmas – UPRP, ficando à disposição do poder judiciário.
Histórico Criminal
Elias Pereira da Silva possuía uma extensa ficha criminal com passagens pela polícia pelos crimes de furto, roubo, porte ilegal de arma de fogo, tráfico de droga, associação para o tráfico, disparos de arma de fogo em via pública, receptação, e lesão corporal contra mulher e dano ao patrimônio.
Além dos crimes e das passagens pela polícia no Tocantins, Elias Pereira também respondia por crimes praticados no Estado do Pará, com mandado de prisão em aberto expedido pelo Tribunal de Justiça - TJ do Estado do Pará com sentença condenatória de mais de 10 anos de prisão e outro mandado em aberto expedido pelo Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins com sentença condenatória de 28 anos de prisão.
(Reportagem: Alessandro Ferreira / Agência Tocantins)