No Brasil, a data de 15 de maio marca o Dia do Assistente Social, profissional que planeja e executa políticas e programas sociais de garantia dos direitos dos cidadãos, buscando a integração dos indivíduos à sociedade e contribuindo para a construção de uma realidade menos desigual.
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), parabeniza os profissionais que trabalham para garantir os direitos dos cidadãos. A Setas é a instituição que promove a gestão dos serviços de desenvolvimento social do Estado, contando com a atuação de cerca de 800 servidores.
"A Setas tem demonstrado avanço, quebrando paradigmas e buscando, de modo proativo, trazer alternativas para a população mais vulnerável do Tocantins; e o profissional, o assistente social, tem contribuído com esse crescimento, por meio de seu esforço, da sua dedicação e do seu trabalho. Agradeço o esforço coordenado das equipes da Setas, que desenvolvem esse trabalho de relevante importância para a população tocantinense e parabenizo os assistentes sociais, profissionais que ajudam, acolhem, protegem, trazem dignidade às famílias em situação de vulnerabilidade e que trabalham para o desenvolvimento social do Tocantins”, ressalta o secretário de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social, Jonis Calaça.
"A profissão de assistente social é muito importante por informar e, principalmente, ajudar a garantir os direitos da população, no que se refere ao Serviço de Assistência Social, seus programas e projetos, a exemplo do Cadastro Único e do Bolsa Família, entre tantos outros”, destaca a assistente social Régina Mercês. “Gosto de fazer algo por outras pessoas. Sinto prazer em cuidar do outro e, por isso, sinto-me agraciada por ter escolhido a profissão, que amo de paixão e a exerço com educação, compromisso e responsabilidade”.
“Optei pelo serviço social e, no mesmo ano da formatura, fiz concurso. Trabalho como assistente social, na Setas, há 13 anos”, ressalta Nágila Praigide.
Dia do Assistente Social
O Dia do Assistente Social surgiu a partir da aprovação da Lei nº 3.252, de 27 de agosto de 1957, por meio do Decreto do Conselho de Ministros nº 994, de 15 de Maio de 1962, que regulamenta e oficializa a profissão no Brasil.
O assistente social é um profissional importante como um mediador entre as necessidades dos usuários e os serviços sociais disponibilizados pelo Governo Federal, Estadual e municípios, buscando garantir que esses sejam efetivos, eficazes e de qualidade, promovendo a cidadania, a participação e o controle social.
Assistentes sociais trabalham em empresas, instituições públicas, filantrópicas e privadas, de âmbito federal, estadual e municipal. Atuam no campo das políticas públicas com o objetivo de viabilizar os direitos dos sujeitos sociais. Estão na Saúde, na Educação, na Previdência Social, Habitação, Assistência Social, na esfera do trabalho; na Justiça, nas varas da Infância e Juventude, de Família; e nas instituições do sistema penal e de medidas socioeducativas para jovens em conflito com a lei, dentre outros espaços sócio-ocupacionais.
Mín. 21° Máx. 23°