Geral Tocantins
Educação inaugura Núcleo de Inovação para produção de recursos digitais da rede estadual de ensino
Espaço funciona no Anexo III da Seduc, em Palmas, e tem o objetivo de fortalecer as estratégias pedagógicas para a educação híbrida
16/05/2024 15h55
Por: Alessandro Ferreira Fonte: Secom Tocantins

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) inaugurou nesta quinta-feira, 16, em Palmas, oNúcleo de Inovação do Tocantins - Centro de Mídias Educacionais, que vai auxiliar nas estratégias pedagógicas voltadas à educação híbrida. O espaço, que funciona no Anexo III da Seduc, é estruturado com equipamentos subsidiados pelo Ministério da Educação (MEC) e tem como objetivo principal a produção de recursos educacionais digitais, como videoaulas, entrevistas,podcasts, entre outras ferramentas que possibilitam a alternância dos tempos de aprendizagens, em momentos presenciais e remotos, com qualidade e equidade.

O Centro de Mídias Educacionais integra a Rede de Inovação da Educação Híbrida (RIEH), iniciativa federal que visa promover e fomentar a implementação de estratégias da educação híbrida, criando uma rede de colaboração para a produção, a atualização e o compartilhamento de Recursos Educacionais Digitais (REDs) e de itinerários formativos.

“Esse núcleo de inovação é um marco na política pública para a melhoria da aprendizagem.Com essa visão tecnológica, inovadora e com foco na recomposição das aprendizagens, o Governo do Tocantins busca promover a transformação da educação em todo o Estado”, ponderou a assessora de gabinete da Seduc, Markes Cristiana Oliveira, que representouo secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz.

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Em seu discurso, a coordenadora-geral de ensino médio no MEC, Valdirene Alves De Oliveira,destacou que o núcleo permite oferecer as condições técnicas, políticas e pedagógicas para fazer a diferença na formação dos estudantes. “É um apoio de tecnologia com possibilidades para fazer mais e ainda melhor, com a potencialidade de equipamentos e ferramentas pedagógicas que favorecem também a integração entre as escolas e os estudantes”, pontuou.

O coordenador-geral da RIEH da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Ibsen Mateus Bittencourt Santana Pinto, elencou os pilares da Rede de Inovação da Educação Híbrida. “Esse trabalho foi iniciado antes da pandemia e se efetiva com a inauguração do Núcleo, que traz a tecnologia como suporte e apoio para a aprendizagem. A capacitação e a qualificação contínua também são um dos pilares da RIEH e temos ainda a meta de realizar o monitoramento dos indicadores que nos auxiliarão a aperfeiçoarmos cada vez mais os serviços educacionais”, ressaltou.

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Atendimento

No Tocantins, oCentro de Mídias Educacionaispermitirá o fortalecimento das ações dos programas de recomposição das aprendizagens e jornada ampliada, que atendem estudantes do ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos, para Pessoas Privadas de Liberdade (EJA/PPL). A previsão inicial da Seduc é atender mais de 6,2 mil educandos de238 turmas da rede estadual de ensino.

Os estudantes terão acesso aaulas híbridas com encontros síncronos e assíncronos. Serão transmitidas, semanalmente, aulas de reforço de Língua Portuguesa e Matemática, sendo uma ao vivo e duas mediadas pelo professor do Jornada Ampliada.

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Aula inaugural

Após a cerimônia,foi realizada a aula inaugural do Núcleo de Inovação do Tocantins, com transmissão ao vivo pelo canal do Centro de Mídias noYoutube,sob aorientação do coordenador do Centro, Wellington Fraga.

O Núcleo de Inovação do Tocantins auxiliará nas estratégias pedagógicas voltadas à educação híbrida - Henio José/Governo do Tocantins
Ao representar o secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz; a assessora de gabinete da Seduc, Markes Cristiana Oliveira, mensurou a relevância do uso das tecnologias para as aprendizagens - Henio José/Governo do Tocantins
O coordenador-geral da RIEH da Universidade Federal de Alagoas, Ibsen Mateus Bittencourt Santana Pinto, falou sobre a rede de inovação - Henio José/Governo do Tocantins
A coordenadora-geral de ensino médio no MEC, Valdirene Alves de Oliveira, ressaltou as inúmeras possibilidades pedagógicas tendo a tecnologia a favor da aprendizagem - Henio José/Governo do Tocantins