Geral LANÇAMENTO LIVRO
Policial Militar e professor Wanderson Cordeiro lança o primeiro livro de história do Patrulhamento tático no Brasil
O livro conta que ainda na década de 70, período do Regime Militar (1964-1985), há necessidade de um policiamento mais especializado com deslocamento mais rápido
16/05/2024 17h13
Por: Alessandro Ferreira Fonte: Redação | Agência Tocantins
Divulgação

Wanderson Cordeiro é Policial Militar, desde 2014, formou do XII Curso de Força Tática da PMTO, em 2018/19. Especialista em história e geografia do Estado do Tocantins. Lançará seu livro de história do Patrulhamento Tático no Brasil. – E a evolução da Força Tática da PM do estado do Tocantins. É o primeiro livro da história do patrulhamento tático no Brasil e do Estado Tocantins.

Pela necessidade e consequência do aumento da população residente em áreas urbanas, isto é, as cidades brasileiras cada vez mais populosas ocorreram uma expansão destes grupos, gerando uma regionalização e o fortalecimento e criação de novos grupos.

O livro conta que ainda na década de 70, período do Regime Militar (1964-1985), há necessidade de um policiamento mais especializado com deslocamento mais rápido, com mais mobilidade, principalmente na área bancária do Estado de São Paulo, resultante dos frequentes ataques e roubo às Instituições Financeiras (assalto a bancos), de grupos terroristas ligados a movimentos de esquerda, ou seja, o Patrulhamento Tático está ligado diretamente às guerrilhas urbanas.

Continua após a publicidade

Neste período marca o surgimento da ROTA (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar), no centenário Batalhão da Luz. Nesta época, não se utilizava braçal apenas uma tarjeta escrito ROTA, e logo depois o surgimento da Força Tática, em São Paulo, que é mãe das Forças Táticas de todo Brasil.

A Força Tática do Estado do Tocantins evoluiu juntamente com as evoluções do patrulhamento tático especial do estado. Importante força especializada dentro das unidades operacionais da PMTO. Importante trabalho no combate ao tráfico de drogas, recuperação de veículos, crimes contra patrimônio e a descapitalização do crime organizado em todo o estado. Os resultados do trabalho de repressão feito pela Polícia Militar Estado do Tocantins, por meio das equipes de Força Tática.

Continua após a publicidade

A Força Tática PM-TO tornou-se escola nessa modalidade com "TATICANOS" formados em solo tocantinenses em diversas Instituições de Segurança Pública e seus grupamentos especializados como: GPT-PMGO POLÍCIA PENAL-TO, POLÍCIA CIVIL-TO, POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL, FORÇA TÁTICA-PMAM; FORÇA TÁTICA-PMMT, FORÇA TÁTICA-PMRO, FORÇA TÁTICA-PMMA, TÁTICO-PMPA e RONE-PMPR.