A Prefeitura Municipal de Palmas, por meio do Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia (IVM), firmou nesta quarta-feira, 22, Protocolo de Intenções com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), com o objetivo de estabelecer cooperação mútua no âmbito do ensino, para a formação, habilitação, aperfeiçoamento e qualificação continuada dos Guardas Municipais de Palmas.
Dentre as primeiras ações previstas na cooperação consta a realização do curso de formação inicial dos candidatos aptos a essa etapa do concurso da Guarda Metropolitana que se encontra em andamento. Também serão realizados cursos de atualização para os guardas municipais que já atuam na corporação.
O protocolo foi assinado no gabinete pelo reitor Antônio da Luz Júnior e pela presidente do IVM, Ivonete Motta. O ato, realizado no gabinete do Reitor, contou com as presenças do secretário Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, Agostinho Araújo Júnior, do pró-reitor de extensão do IFTO Milton Flores e do servidor Josuan Carvalho.
O reitor Antônio da Luz, reforçou o compromisso do Instituto Federal com diversas ações nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, em colaboração com diferentes órgão públicos, além das já tradicionalmente ofertadas, visando o aperfeiçoamento e capacitação de servidores dessas instituições, ressaltando os avanços qualitativos aos participantes destas cooperações, os significativos ganhos para a sociedade e a amplitude de janelas de oportunidades que a parceria com o Instituto 20 de Maio facilitará, fortalecendo o IFTO, o IVM e a segurança pública do munícipio de Palmas.
A presidente do IVM destacou a relevância dessa parceria com o IFTO, dizendo que a instituição pública de ensino é consolidada no Estado e muito contribui com o desenvolvimento regional e da Capital, seja com a oferta de ensino profissional e superior de excelência, ou dos cursos de extensão, da pesquisa e desenvolvimento tecnológico. “O Protocolo de Intenções habilita a gestão a formalizar os instrumentos de parceria dos serviços pretendidos, tarefa esta, delegada pela prefeita Cinthia Ribeiro que já está em andamento”, salientou Ivonete Motta.
O secretário Agostinho Araújo frisou que o projeto pedagógico do curso de formação inicial dos novos Guardas Municipais, que concluíram todas as fases do concurso público, será baseado na Matriz Curricular Nacional da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça para a formação de Guardas Municipais. “Queremos formar agentes de cidadania para que esses novos ingressantes atuem como um educador, mediador e agente de prevenção, tendo o diálogo como instrumento para mediar conflitos e tomar decisões, sempre com ênfase na justiça e no respeito à lei”.
Etapas do concurso da Guarda
O concurso da Guarda Metropolitana de Palmas encontra-se nas etapas finais de seleção. Os próximos passos são: realização da banca de heteroidentificação, que será aplicada pela Coordenação de Processos Seletivos da Universidade Federal do Tocantins (Copese/UFT), já contratada com essa finalidade, e a convocação para apresentação dos documentos que integram a investigação social. Cumpridas essas etapas, será realizado o curso de formação inicial, que será ministrado pelo IFTO.