Dando continuidade nas ações de combate a criminalidade e ao tráfico de drogas, policiais civis lotados na 1ª Divisão Especializada na Repressão a Narcóticos – 1ª Denarc de Palmas lograram êxito em desarticular um ponto de armazenamento e comercialização de substâncias entorpecentes e na prisão de um homem e uma mulher pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico.
De acordo com informações apuradas no local pela reportagem do jornal Agência Tocantins, a ação foi desencadeada na manhã desta quinta-feira, 23, pela 1ª Denarc e resultou na prisão de uma mulher identificada como Amanda Duarte da Silva, 29 anos, e Wanderson Araújo da Silva, 31 anos e na apreensão de 2.283 kg de substância entorpecente análoga ao crack, 82 gramas de haxixe e 828 gramas de cocaína, além de R$ 3.600 em espécie.
Ainda segundo apurou a reportagem, a ocorrência foi registrada por volta das 9h, em uma residência localizada em uma área de chácaras próxima ao lago da Usina Hidrelétrica Luiz Eduardo Magalhães, na Orla da capital. No momento da prisão, Wanderson Araújo estava usando uma tornozeleira eletrônica.
Segundo o delegado Alexander Costa, responsável pela operação, a ação desencadeada na manhã de hoje é fruto de investigações realizadas pela equipe da 1ª Denarc, após o recebimento de denúncias anônimas.
Após serem presos o casal que mantém um relacionamento amoroso foi conduzido para a sede da Divisão Especializada da Polícia Civil juntamente com todo material entorpecente, onde foram apresentados à autoridade policial. Na sede da 1ª Denarc após serem ouvidos pelo delegado Alexander Costa, Amanda Duarte da Silva e Wanderson Araújo da Silva foram autuados em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico.
Prejuízo ao crime organizado
De acordo com o delegado Alexandre Costa, a ação exitosa desencadeada na manhã de hoje pela 1ª Denarc causou um prejuízo de cerca de R$200 mil reais ao crime organizado.
Histórico criminal
Após pesquisa no sistema de justiça, a reportagem do jornal Agência Tocantins obteve a informação de que Wanderson Araújo da Silva é integrante de uma facção criminosa e já possui passagens pela polícia pelos crimes de roubo, tráfico e organização criminosa.
Já Amanda Duarte, possui passagens por tráfico e organização criminosa, e é apontada pela Polícia Civil como sendo a responsável pelo armazenamento, distribuição de drogas em Palmas e região e arrecadação dos recursos oriundos da comercialização das substâncias entorpecentes para o grupo criminoso.
Ainda na sede da 1ª Denarc após a realização dos procedimentos cabíveis em lei, Amanda foi colocada à disposição do poder judiciário na carceragem da Unidade Penal Feminina de Palmas, já Wanderson Araújo da Silva foi recolhido na carceragem da Unidade Penal Regional de Palmas - UPRP.
(Reportagem: Alessandro Ferreira / Agência Tocantins)