Cidades Palmas - TO
Palmas fará campanha para suplementação de vitamina A em crianças a partir desta segunda, 27
Administração do componente será feita em público de seis meses a menores de cinco anos nas unidades de saúde
23/05/2024 15h30
Por: Alessandro Ferreira Fonte: Prefeitura de Palmas - TO

Entre os dias 27 e 31 de maio Palmas realizará uma campanha de chamamento dos pais para suplementação da vitamina A em crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade. O componente será administrado em todas as Unidades de Saúde da Família (USF) das 7 às 19 horas. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (Semus), o movimento é decorrente da baixa adesão do público-alvo.

Bebês de seis até 11 meses devem tomar dose única de 100 mil unidades internacionais (U.I), disponível em 14 USFs que abrange todos os territórios da cidade (veja listagem ao final do texto). As crianças entre um ano e quatro anos, 11 meses e 29 dias devem tomar, a cada seis meses, uma dose de 200 mil U.I para suprir a necessidade de vitamina recomendada nessa faixa etária. Para este público, a suplementação é feita nas 34 unidades de saúde.

A analista da Área Técnica de Alimentação e Nutrição da Semus, Andreza Domingos, explica que a suplementação desse público faz parte do Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A (PNSVA) do Ministério da Saúde (MS) e é uma atividade rotineira das unidades. O suplemento tem como intuito proteger a saúde dos olhos, potencializar o desenvolvimento das crianças e também prevenir o risco de diarreia e mortalidade infantil. “Com o decorrer do tempo houve diminuição da procura pelo suplemento. Os responsáveis precisam saber que essa vitamina é essencial para a saúde e crescimento saudável dos pequenos e que, atrelada a uma alimentação rica em nutrientes, reduz as taxas de mortalidade infantil em até 24% e em até 28% os índices de morte por causa de diarreia”, destaca Andreza.

Continua após a publicidade

Para ter acesso ao componente vitamínico, a Semus reforça que é necessário ir nos locais indicados abaixo, conforme faixa etária de cada criança, e ter em mãos documentos pessoais, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e a Caderneta de Saúde da Criança e do Adolescente. “É na caderneta infantil que ficam anotadas as doses e a data da suplementação para os pais terem maior controle de quando deve ser feito o retorno”, informa a analista.

Cronograma da oferta da vitamina A nas unidades

Continua após a publicidade

Entre seis meses e 11 meses- das 7 às 19 horas

Entre um e menores cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias)- das 7 às 19 horas

Texto: Semus

Continua após a publicidade