Para contribuir com a formação acadêmica e aprendizagem do processo de distribuição e armazenamento dos imunobiológicos a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) recebeu nos dias 23 e 24 de maio, a visita dos acadêmicos de Enfermagem da Universidade Federal do Tocantins, os estudantes puderam conhecer in loco a rotina de trabalho da Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (CEAD) da SES-TO.
Os alunos da disciplina de Cuidados Especiais nos Ciclos da Vida, ministrada pela enfermeira e doutora em Ciências, Mirian Cristina dos Santos Almeida foram acompanhados pelas enfermeiras da Gerência de Imunização da SES-TO, Amanda Pereira Soares e Telma Regina Andrade.
“Envolver o estudante na rotina da CEAD é uma maneira de destacar a importância, bem como envolver o profissional de enfermagem com o Programa de Imunizações, dessa forma podemos fortalecer os futuros profissionais com conhecimento básico, teórico e tornando a aplicabilidade desse conteúdo na sua rotina como enfermeiro, pois em muitos casos esse profissional é capacitado apenas para a assistência hospitalar, porém, não é só isso, é um leque de importância e uma delas é a prevenção”, destacou a enfermeira, Telma Regina Andrade.
A professora da UFT, Mirian Cristina dos Santos Almeida, destacou que “o objetivo dessa visita foi conhecer o espaço físico de armazenamento e o processo de distribuição dos imunobiológicos no estado do Tocantins, bem como o papel do enfermeiro nesse contexto. Quero parabenizar toda a equipe pelo cuidado e conhecimento técnico demonstrado, a visita é despertar nos futuros enfermeiros o interesse pela área de imunização que é tão importante dentro do cenário epidemiológico”.
“A visita foi muito importante, pois possibilitou ampliação dos meus conhecimento sobre como funciona de fato o armazenamento e a distribuição dos imunobiológicos, que são de extrema importância para evitar agravos à saúde ou o desenvolvimento de doenças e infecções, e também como funciona o fluxo de vigilância em saúde, essas informações com certeza serão de grande valia para a minha atuação profissional”, afirmou estudante de enfermagem da UFT, Niagela Mirosca Nonato Maia.
CEADI
A Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (CEAD) é responsável pela política de vacinação no Estado, realiza a distribuição dos imunobiológicos e insumos para os 139 municípios. Monitora, capacita, coordena toda a rede de execução das ações de vacinação.
Mín. 24° Máx. 39°