Geral Tocantins
Procon Tocantins orienta consumidores sobre proteção contra golpes e fraudes
No Procon Tocantins, as denúncias realizadas por golpes e fraudes já ultrapassam 200 casos entre 2023 e 2024, evidenciando a necessidade de atenção...
27/05/2024 10h45
Por: Alessandro Ferreira Fonte: Secom Tocantins

No cenário atual, a incidência de golpes e fraudes tem aumentado significativamente, afetando consumidores de todas as idades e classes sociais. Essas práticas ilegais podem causar graves prejuízos financeiros e emocionais, sendo essencial adotar medidas preventivas para se proteger. Nesse contexto, o Procon Tocantins disponibiliza orientações valiosas para os consumidores. É importante destacar que, no Procon Tocantins, as denúncias realizadas por golpes e fraudes já ultrapassam 200 casos entre 2023 e 2024, evidenciando a necessidade de atenção redobrada por parte dos consumidores.

O superintendente do Procon Tocantins, Rafael Pereira Parente, destaca a importância de desconfiar de promoções extraordinárias, links desconhecidos, ligações de instituições financeiras e ofertas de brindes.

"Com o aumento das denúncias de golpes e fraudes no Procon Tocantins, que já ultrapassam 200 casos, é crucial que os consumidores estejam cada vez mais atentos e informados. Desconfiar de ofertas milagrosas e sempre verificar a procedência das informações são passos essenciais para evitar cair nessas armadilhas."

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Entendendo Fraudes e Golpes

Fraudesenvolvem o acesso não autorizado a informações pessoais, como números de cartões de crédito ou contas bancárias. Isso pode ocorrer através de sites de compras falsos, boletos falsos, entre outros.

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Golpestentam manipular os consumidores para que forneçam voluntariamente suas informações pessoais. Isso é feito através de ofertas que parecem boas demais para serem verdadeiras ou por meio de informações falsas, utilizando manipulação psicológica.

Dicas do Procon Tocantins

Em caso de Ligações e Mensagens de Instituições Financeiras: Ao receber uma ligação ou mensagem, entre em contato com o banco por canais oficiais para verificar a veracidade.

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Desconfie de mensagens solicitando transações bancárias. Se a mensagem parecer vir de um familiar ou conhecido, ligue diretamente para confirmar.

Em caso de Pagamentos:evite pagar via PIX, boleto bancário ou transferência, pois é mais difícil recuperar o dinheiro em caso de golpe.

Se necessário, faça pagamentos pelo CNPJ da empresa e confirme os dados do beneficiário antes de concluir a transação.

Pague preferencialmente via cartão de crédito, pois nessa modalidade de pagamento caso o consumidor caia em um golpe, ele pode desfazer a aquisição e solicitar o estorno no cartão, recebendo seu dinheiro de volta.

Em compras pela internet: verifique a confiabilidade da empresa, incluindo razão social, endereço, canal de contato e CNPJ. Confira se a empresa possui site e redes sociais oficiais e observe o conteúdo postado.

Certifique-se de que o site tem uma conexão segura (cadeado na barra de endereço).

No uso do Cartão de Crédito: confira o valor no visor antes de inserir a senha e verifique o número de parcelas.

Evite passar o cartão em maquininhas com o visor danificado.

Sempre peça o recibo do cartão e a nota fiscal da compra.

O Procon Tocantins ressalta a importância de o consumidor redobrar a atenção ao efetuar algum tipo de pagamento e também orienta principalmente, a não passar informações pessoais em ligações e mensagens.

Denuncie

Em casos de denúncias, entre em contato por meio do Disque 151, ou por meio do Whats Denúncia no (63) 99216-6840.

(*Estagiária sob supervisão da jornalista Waldênia Silva)