A Secretaria de Estado de Saúde (SES-TO) realizou emlive, no canal oficial da Pasta, na plataforma YouTube, o lançamento do livroSaúde Tocantins 2023: uma análise de situação de saúde com foco nas doenças negligenciadas.A obra coordenada pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) foi publicada com a colaboração de técnicos da Escola Tocantinense do SUS Doutor Gismar Gomes (Etsus-TO) e da Universidade Federal do Tocantins (UFT), com os objetivos de divulgar as ações e trazer um novo olhar sobre as doenças e os agravos predominantes no Tocantins.
A live contou com a presença do secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, e de representantes do Ministério da Saúde (MS), da UFT, da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), do Conselho Estadual de Saúde (CES-TO) e da Etsus.
“Nós temos desenvolvido ações e estratégias, buscando fortalecer e potencializar as áreas técnicas e, principalmente, fomentar a informação que é primordial para tomada de decisões. Este produto coletivo é um marco importante para o estado do Tocantins e para a Secretaria de Estado da Saúde, que vem dar subsídio para a equipe que conduz a saúde publica do Estado, para que possamos tomar as decisões mais assertivas e desenvolver políticas de saúde mais eficazes”, pontuou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto.
De acordo com o coordenador-geral de Informações e Análises Epidemiológicas (CGIAE) do Departamento de Análise Epidemiológica e Vigilância de Doenças Não Transmissíveis do Ministério da Saúde (Daent/SVSA/MS), Dácio Neto, “esta obra enriquece a produção de conhecimento e informação para estar a serviço do progresso no Estado. Ela tem a competência de fazer uma análise sobre os problemas".
Segundo o representante do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Sando Terabe, “esta obra é o testemunho de um compromisso contínuo a Secretaria de Saúde do Tocantins na melhoria da saúde pública, não só do Estado, mas de todo o país, o Tocantins sempre esteve nessa vanguarda. Esta publicação fomenta cooperação e integração entre diferentes níveis de gestão. Além disso, pretende facilitar a troca de informações entre gestores, profissionais de saúde e formuladores que podem ser utilizadas por gestores de outros estados como referência”.
“O Livro é uma ferramenta fundamental para os gestores de saúde do Estado, pois oferece uma visão panorâmica e detalhada da situação de saúde do Tocantins. Com base nas análises contidas no livro, é possível fundamentar diretrizes, políticas e alocações de recursos em saúde. Desta forma, o livro auxilia no planejamento e na tomada de decisões baseadas em evidências, visando à melhoria contínua dos serviços de saúde oferecidos à população. Ver este trabalho concluído é uma grande satisfação e um motivo de gratidão para toda a equipe envolvida", afirmou o gerente da Sala de Situação de Saúde, Wagner Santos de Jesus.
O livro
A obra inovadora propõe-se a ser um instrumento institucional e periódico com o objetivo de produzir e divulgar análises sobre a situação de saúde do estado do Tocantins. O livro é dividido em duas partes: a primeira contém uma análise de situação com temas tradicionais; e a segunda, uma análise mais profunda das doenças negligenciadas, um tema crucial para a saúde pública, mas muitas vezes subestimado nas discussões de saúde.
Acesso à versão digital
O livroSaúde Tocantins 2023: uma análise de situação de saúde com foco nas doenças negligenciadasestá disponível para download no site da SES-TO e os interessados podem acessar por meio do linkhttps://www.to.gov.br/saude/livro-saude-tocantins-2023/2hr8fh66959lou na biblioteca virtual em saúdehttps://pesquisa.bvsalud.org/conass/.