As ações estratégicas do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), tem agilizado os atendimentos cirúrgicos do Hospital Regional de Paraíso do Tocantins (HRPT) e beneficiado diretamente mais de 100 mil pessoas da região de saúde Cantão. Somente em abril, foram 1.377 atendimentos ambulatoriais, garantindo que a comunidade assistida seja atendida em tempo oportuno.
Segundo a servidora da Gerência de Procedimentos Ambulatoriais Cirúrgicos (GPAC), Rebeca Coelho, "o setor recebe os pacientes regulados via SISREG para o ambulatório de consultas pré-operatórias e ambulatoriais, contando com especialidades como Cirurgia Geral, Ginecologia, Urologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Proctologia, Psiquiatria e Cardiologia. Por meio desses atendimentos, pacientes são encaminhados para a fila de cirurgias eletivas, sendo programados conforme a disponibilidade do médico cirurgião e critérios de priorização que conforme avaliação médica"
Além disso, o ambulatório é responsável por agendar os exames solicitados para pacientes internados, bem como consultas de retorno requisitadas pelos municípios referenciados, para exames pré-operatórios e retornos pós-cirúrgicos.
O diretor-geral do HRPT, Dieggo Segger, enfatizou que, "estamos empenhados em proporcionar um atendimento ágil e de qualidade para a população da região do Cantão. A nossa equipe tem trabalhado para reduzir o tempo de espera por cirurgias, e os resultados têm sido positivos. As reuniões e os planejamentos realizados têm como objetivo garantir que todos os pacientes recebam o cuidado necessário de forma rápida e eficaz. Nosso compromisso é com a humanização e a excelência no atendimento para melhorar cada vez mais os serviços prestados à nossa comunidade".
Os pacientes tem aprovado os atendimentos, como a Marciana Pedro de Almeida, de 44 anos. "Eu estava sofrendo com cólicas e dores nas pernas, mas depois da cirurgia, não sinto mais dores. O atendimento no hospital foi humano, com muito carinho e cuidado. Senti-me bem com a equipe, são maravilhosos. Parabéns a todos!".
Cirurgias
De 24 a 27 de maio de 2024, o HRPT realizou um total de 19 cirurgias eletivas, nas especialidades de ginecologia, ortopedia, cirurgia geral e cirurgias por videolaparoscopia. Os procedimentos ocorreram por meio do Programa Opera Tocantins, parte integrante do Programa de Aprimoramento da Gestão Hospitalar (PAGH - Cirúrgico), conhecido como Opera Tocantins, por meio doa qual os profissionais de saúde são indenizados por procedimentos cirúrgicos em horários que não coincidam com sua jornada de trabalho regular, incluindo os finais de semana, feriados e até mesmo durante a noite, tudo para atender o maior número de pacientes possível.