Para agilizar o atendimento e oferecer uma assistência integral à saúde da população tocantinense a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), juntamente com representantes do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Tocantins (COSEMS-TO) se reuniram com representantes das empresas 123Tele e Radar Saúde, para a apresentação de um software para otimizar sistema de gestão e atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Durante a reunião foi apresentado o funcionamento de ambos os sistemas que trazem ferramentas de gestão e acompanhamento em tempo real, da população, através de uma tecnologia que possibilita um registro mais eficiente dos pacientes, na atenção básica, diminuindo o tempo de espera e o encaminhamento à atenção especializada.
“Estive em São Paulo recentemente e pude ver o funcionamento desses sistemas e achei muito interessante. Além da solução em tele medicina, que oferece atendimento médico especializado e exames qualificados, ter uma ferramenta de gestão que traz todas as informações da nossa população, trabalhando efetivamente a prevenção dos agravos, além de dar um panorama das áreas de saúde que devem ser trabalhada é essencial para ofertamos uma saúde de qualidade”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, acrescentando que “por isso, reuni a equipe técnica da Secretaria e o COSEMS, para que juntos possamos conhecer melhor o produto e verificar a viabilidade dele para nossa realidade”.
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O superintendente de Políticas de Atenção à Saúde (SPAS/SES-TO), Robson José da Silva destacou a importância da reunião. “Sabemos da importância da atenção primária para a assistência. No Tocantins 92% da população são dependentes do SUS, por isso entendemos que ferramentas que possam gerenciar esse atendimento, demonstrar os indicadores em tempo real e oferecer uma assistência continuada aos grupos prioritários é essencial para o processo de qualidade e agilidade na assistência a ser ofertada ao usuário. Essa apresentação e esse alinhamento com o COSEMS é fundamental para juntos buscarmos soluções que efetivamente tragam políticas públicas de saúde que atendam a nossa população”.
“A iniciativa, uma vez que ela for concretizada, será de grande importância para nós enquanto municípios e para a saúde do Estado também. A oferta de ferramentas de gestão é algo que é imprescindível para nós gestores, sendo assim a atitude do secretário, Carlos Felinto é bastante louvável, principalmente pelo fato dele ter esse olhar de entender os gargalos que existem no Estado, tentar buscar soluções para isso. Nós enquanto COSEMS sempre estaremos apoiando iniciativas que visem melhorias no sistema público de saúde”, ressaltou o presidente do COSEMS-TO, Yatha Anderson Pereira Maciel.
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Plataforma Radar Saúde Atenção Primária
A plataforma tecnológica proporciona uma visão clara e ágil da situação da saúde municipal. Seus módulos são direcionados aos grupos prioritários da atenção primária, como gestantes, crianças e pessoas com doenças crônicas, e abrangem também linhas de cuidado com enfoque na prevenção de eventos adversos e prevenção de agravos de doenças. Além disso, a plataforma permite o acompanhamento de informações cruciais, como coberturas vacinais, repasses financeiros relacionados às principais ações e programas do Ministério da Saúde, transferências fundo a fundo e desempenho nos principais indicadores de gestão. Esses dados estratégicos são facilmente acessíveis, proporcionando uma análise abrangente e embasada para a tomada de decisões.
Totem de telemedicina
A ferramenta é um equipamento de última geração que permite a realização da consulta e exames em minutos, oferecendo mais agilidade, assertividade e qualidade no atendimento. Os totens de autoatendimento da 123Tele foram criados para revolucionar o cuidado com a saúde, com essas inovações, profissionais de saúde e pacientes podem agendar consultas, fazer check-ins, acessar informações médicas e muito mais de forma rápida e conveniente.