Saúde Tocantins
Saúde divulga novo canal de atendimento do Savis do Hospital e Maternidade Dona Regina
População conta agora com o acolhimento sigiloso e humanizado, também via WhatsApp, pelo número (63) 3218-7786
04/06/2024 10h30
Por: Alessandro Ferreira Fonte: Secom Tocantins

Atendimento personalizado com qualidade, segurança e humanização à população, são oferecidos também, pelo novo canal de atendimento virtual, do Serviço de Atenção Especializada às Pessoas em Situação de Violência Sexual (Savis), do Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (HMDR). O serviço acolhe de forma sigilosa e é destinado para todas as pessoas, independente de sexo e idade.

A partir de agora, a população pode acionar o Savis via WhatsApp, pelo telefone (63) 3218-7786. Pelo canal podem ser realizados agendamentos, esclarecer dúvidas, receber orientações e encaminhamentos. “Esse contato já usamos como canal de atendimento, mas entendemos que muitas vítimas não têm condições de fazer essa ligação e acaba sendo mais fácil o acesso à internet e envio dessas mensagens, o nosso intuito é oferecer mais acesso aos nossos serviços e garantir atendimento a essas vítimas que já estão fragilizadas”, destacou a enfermeira, sexóloga e supervisora do Savis/HMDR, Sâmia Ponciano.

No Savis, é realizada a atenção integral, de forma humanizada e segura, evitando a revitimização de acordo com o protocolo do Ministério da Saúde e do serviço. O atendimento é multiprofissional, composto por médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, farmacêuticos e técnicos de enfermagem. O sigilo profissional é garantido e existe o apoio com a equipe na parte ambulatorial de até seis meses. No local, são feitos exames, medicações, apoio psicológico, social, imunização e em casos de gravidez decorrente de estupro fazemos o Aborto Previsto em Lei/APL, até a vigésima semana.

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Dados

Segundo os dados do Serviço de Atenção Especializada às Pessoas em Situação de Violência Sexual (Savis) do Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (HMDR), em 2023 foram atendidos 346 novos casos. Referência no Tocantins, o serviço funciona desde 2012, é aberto todos os dias, 24 horas, sem necessidade de encaminhamento.

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