Na manhã desta quinta-feira, 6, a Secretaria da Segurança Pública do Tocantins, por meio da Superintendência de Administração e Finanças, realizou a abertura do workshop "Noções introdutórias à nova lei de licitação nº 14.133/21". O evento, realizado no auditório da Delegacia-Geral da Polícia Civil, se estenderá até amanhã, sexta-feira, 7, das 8h às 12h e tem como objetivo esclarecer as mudanças e novidades trazidas pela nova legislação de licitações, explicando seus principais pontos e como ela impacta os processos de contratação pública.
Durante o workshop, serão abordados aspectos práticos da aplicação da nova lei, incluindo procedimentos, documentos necessários, critérios de seleção, entre outros temas relevantes. Além disso, haverá espaço para discussão e esclarecimento de dúvidas, permitindo que os participantes interajam, troquem experiências e compreendam melhor como a nova lei se aplica às suas realidades específicas.
O delegado-geral da Polícia Civil do Tocantins, Claudemir Luiz Ferreira, destacou que o evento também incentivará a adoção de boas práticas na condução dos processos licitatórios, visando maior transparência, eficiência e integridade nas contratações públicas, contribuindo para a atualização profissional dos participantes.
“Este workshop é um momento muito importante, um que deveríamos repetir com mais frequência. Os policiais que estão diretamente envolvidos no processo de aquisição deveriam sempre participar dessas capacitações. É crucial que compreendam o que estamos fazendo e adquirindo, bem como as dificuldades e burocracias que envolvem o bem público. Essa troca de experiências é fundamental”, destacou.
Serão abordados ainda ao longo do curso, temáticas sobre o fluxo processual interno e externo, estudo técnico preliminar, termo de referência, análise e mapa de risco, orçamento e mapa de preço, governança e controle interno.