Famílias do Tocantins, com crianças de até seis anos, podem receber, em suas casas, a visita de entrevistadores da edição 2024 do Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI-2024). Conduzida pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a pesquisa do Ministério da Saúde (MS) visitará 15 mil famílias em todo o Brasil, para avaliar as práticas de aleitamento materno, os hábitos alimentares, o estado nutricional antropométrico e a deficiência de vitaminas e minerais em crianças brasileiras de até seis anos e suas mães.
No Tocantins, as visitas domiciliares do ENANI-2024 vão acontecer em Palmas e Araguaína. Os entrevistadores do estudo estarão identificados com camiseta e crachá e vão realizar três atividades: entrevista com as mães ou cuidadores, com perguntas sobre amamentação e alimentos consumidos no dia anterior, para avaliação do aleitamento materno e do consumo alimentar; medida de peso e altura ou comprimento das mães biológicas, crianças e bebês, para classificação do estado nutricional conforme padrão da Organização Mundial da Saúde (OMS); e agendamento de uma segunda visita domiciliar para coleta de sangue das mães e crianças maiores de seis meses.
Serão realizados hemograma completo e análise de marcadores de deficiência de vitaminas e minerais, como ferro e vitamina A. “Quando houver necessidade, a família será encaminhada ao posto de saúde para acompanhamento. E as amostras biológicas vão compor um biorrepositório, que permitirá análises complementares futuras. Crianças de até seis anos são mais suscetíveis às deficiências nutricionais, especialmente em relação a crescimento linear e micronutrientes essenciais, como ferro, vitamina A e zinco”, afirmou o coordenador nacional do ENANI-2024, Gilberto Kac,.
“O ENANI é um estudo muito importante para avaliação das práticas de aleitamento materno e alimentação infantil, do peso, a altura e as carências nutricionais de crianças menores de seis anos e também o peso, a altura e hemograma completo das mães biológicas. A primeira edição do estudo, feita em 2019, tem resultados muito interessantes e é muito utilizada no planejamento das ações. Assim, é importante a sensibilização da população local para a adesão à pesquisa que vai posteriormente gerar um panorama em relação à situação das crianças do Tocantins, reforçando e direcionando as ações e políticas que já são desenvolvidas pela SES-TO, destacou o nutricionista da Área Técnica da Nutrição da SES-TO, Walter Soares.
ENANI-2019
O Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil de 2019 mostrou que, naquela época, metade das famílias brasileiras com crianças na faixa etária do estudo viviam em insegurança alimentar. A pesquisa também revelou que 80% das crianças brasileiras menores de cinco anos já consumiam alimentos ultraprocessados e que 10% dos pequenos - e metade de suas mães - estavam acima do peso.