Saúde DIA D
Governo do Tocantins mobiliza municípios para a realização do Dia D de vacinação contra a poliomielite
A meta deste ano é imunizar mais de 140 mil crianças tocantinenses, menores de cinco anos, contra a paralisia infantil
08/06/2024 11h29
Por: Patrícia Alves Fonte: Dayana Nascimento/Governo do Tocantins
A campanha contra poliomielite vai até o dia 14 de junho - Foto: Dayana Nascimento/Governo do Tocantins

Acontece no sábado, dia 8, o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. O objetivo da mobilização coordenada pela Secretaria de Saúde da Saúde (SES-TO) é atualizar a situação vacinal de crianças menores de cinco anos. 136 municípios tocantinenses aderiram a campanha com pelo menos uma sala de vacina aberta das 8h às 17h, para atender a esse público.

O esquema vacinal contra a poliomielite prevê três doses de vacina inativada. Aos dois, quatro e seis meses de idade, além de mais duas doses de reforço com a vacina oral, a “gotinha”, aos 15 meses e aos quatro anos. As duas vacinas serão oferecidas durante a campanha, atendendo toda a população de crianças menores de cinco anos.

“É importante que todos se unam para intensificar a luta a favor da erradicação da poliomielite e neste dia os pais também tem a oportunidade de atualizar a situação vacinal para manter a proteção contra doenças que podem ser evitadas por meio da vacinação”, explica a gerente de Imunização e doenças Imunopreveníveis da SES-TO, Diandra Sena.

Continua após a publicidade

Quem aproveitou a campanha foi a mãe da pequena Maitê, Lauanda Ferreira, que sempre tem a preocupação de manter a carteira de vacinação da filha em dia. “Sempre busco manter atualizada a carteirinha da Maitê, pois eu entendo a importância das vacinas para garantir a saúde e o crescimento saudável da minha filha, além disso quis aproveitar a oportunidade, pois como eu trabalho o dia inteiro acaba sendo mais difícil levar ela no postinho no meio de semana”, afirmou a mãe.

Durante o Dia D, a equipe técnica da Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (CEADI), estará de plantão para dar apoio aos municípios em relação às dúvidas sobre o sistema, cartão de vacina, esquemas vacinais e  reposição de imunizantes.

Continua após a publicidade

O que levar

Todas as crianças de 2 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias devem comparecer aos locais de vacinação do seu município acompanhadas dos pais ou responsáveis munidos do cartão de vacina para avaliação da situação vacinal e cartão SUS ou CPF.

Campanha

Continua após a publicidade

Por orientação do Ministério da Saúde (MS), a campanha iniciou no dia 27 de maio e vai até o dia 14 de junho, sendo 140.192 crianças, a população alvo no Tocantins para o imunizante.