O Estado do Tocantins conta com oito equipes na 5ª fase da 16ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), cujas provas estão sendo realizadas nesta semana. Ao todo são 2,5 equipes representando todos os estados brasileiros. Duas dessas equipes são do Centro de Ensino Médio Oquerlina Torres, localizada em Guaraí, são elas; Guará e Os Tucanos.
A primeira equipe é formada pelos estudantes Anna Karolina Pinho, 17 anos, Maria Regina Ferreira Soares, 18 anos, e Yasline Alves dos Santos, 18 anos. A segunda equipe é composta pelos alunos Ester Sousa Santos, 18 anos, Lucas da Silva Evangelista, 18 anos, e Kayllan Rocha, 19 anos. Todos os discentes cursam a 3ª série do ensino médio.
O professor de História, Dionathan Soares Fragoso, é responsável pela aplicação das provas na escola. Ele contou que os estudantes estão utilizando os chromebooks recebidos pelo Governo do Estado para fazer as provas e as tarefas propostas pela olimpíada. “Se não fossem os chromebooks, eles não teriam tantas oportunidades”, explicou.
Dionathan reforça a importância da olimpíada. “Estamos empenhados e confiantes para alcançar a próxima fase. Os alunos estão envolvendo suas famílias e a escola na realização da tarefa, que está sendo um trabalho de investigação”, afirmou.
As equipes que forem aprovadas nesta fase participarão, na próxima semana, da última prova on-line. A olimpíada é composta por seis fases on-line e uma presencial, que está prevista para ser realizada nos dias 24 e 25 de agosto, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), São Paulo.
A estudante Yasline está muito confiante. “Eu espero que a nossa equipe possa avançar para a próxima fase e ganhar. Nós estamos nos esforçando muito, ampliamos o nosso conhecimento, desenvolvemos habilidades e estamos apostando nessa oportunidade”, frisou.
A aluna Ester destacou as suas aprendizagens. "Eu espero alcançar a fase final e poder participar da fase presencial, que será realizada em Campinas. Com as olimpíadas, eu aprendi muito sobre a história da sociedade brasileira, analisando de forma mais detalhada os eventos e movimentos históricos", esclareceu.
A ONHB é um projeto do Departamento de História da Unicamp, do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE), da Associação Nacional de História (ANPH) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Mín. 22° Máx. 32°